Fotografia Panorâmica

Fotografia de Panorâmica é uma técnica usada para alargar o campo de visão, prostate ou seja, para criar fotografias com ângulos superiores aos que o olho humano consegue ver, entre os 160º e os 75º. Embora se consiga obter um grande ângulo de visão usando uma objetiva grande angular ou uma olho-de-peixe, viagra sale a técnica de Panorâmica consiste em tirar várias fotografias de um determinado cenário, para posteriormente se fazer a colagem final.

Uma panorâmica pode ser feita tanto no formato horizontal, thumb como vertical, sendo que, na horizontal, quantas mais fotografias forem tiradas, mais achatado irá ficar o resultado final. Usando o formato vertical, conseguimos captar mais amplitude de cenário.
A escolha do cenário é fundamental para o sucesso desta técnica, lugares com larga amplitude de visão, são excelentes escolhas. É recomendado o uso de um tripé e nivela-lo para garantir que o plano está estável. A nível de distância focal, recomenda-se uma distância standard, entre 35 e 50mm, porque essa distância focal simula em termos de escala a visão humana e também porque evitamos as distorções criadas com o uso de uma grande angular. Será também interessante utilizar um diafragma mais fechado para alargar a profundidade de campo.

Sejam três, quatro ou dez fotografias, o importante é que existam pontos de interseção entre as mesmas, cerca de 1/3 da imagem, se assim não for, será impossível montar a panorâmica à posteriori. Dessa forma, não convém haver movimento no cenário escolhido para não haver duplicação de objetos (pessoas, carros, etc).

A montagem da panorâmica pode ser feita em vários softwares de imagem.