NOVIDADE: Fujifilm X-Pro2

A FUJIFILM X-Pro2 eleva o desempenho para novos patamares e oferece o único o multivisor híbrido do mundo e o novo sensor X-Trans III de 24MP.

A FUJIFILM Corporation (Presidente: Shigehiro Nakajima) tem o prazer de anunciar o lançamento da câmara com objetivas intermutáveis de gama alta FUJIFILM X-Pro2. O novo modelo conta com um visor híbrido, que permite alternar instantaneamente entre um visor ótico e um visor eletrónico, além de um sensor e um processador de imagens atualizados, melhorando significativamente a qualidade de imagem. Ao combinar estes recursos com a qualidade de imagem ultra elevada das objetivas intermutáveis X FUJINON e a tecnologia de reprodução de cor desenvolvida a partir da experiência acumulada ao longo de mais de 80 anos como fabricante de películas fotográficas, a X-Pro2 oferece os melhores resultados de sempre numa câmara da série X.

Consideram-se superiores os visores eletrónicos (EVF) utilizados em câmaras sem espelho, quando comparados com os visores óticos, porque as suas definições incluem o equilíbrio de brancos, a exposição pode ser verificada imediatamente e a imagem visualizada pode ser ampliada para verificação da precisão da focagem. No entanto, em alguns casos, os fotógrafos preferem uma visão mais natural. Nomeadamente, remedy o telémetro ótico, que permite ao utilizador visualizar objeto quase da mesma forma do que com a visão do olho humano, muito eficaz e muitas vezes preferido para documentários e reportagens e por fotógrafos de rua. A X-Pro2 é a única câmara com objetiva intermutável a nível mundial que inclui um sistema de visor híbrido que incorpora os dois tipos de visor.

Principais novidades da X-Pro2:

– Novo sensor de 24.3MP X-Trans CMOS III A matriz exclusiva de filtro de cor aleatória reduz o moiré e as cores falsas, sem necessidade de utilização de um filtro ótico de passe baixo. Estes filtros de cores têm também o efeito de aumentar a resolução, de modo que, ao fotografar com uma lente Fujinon de alta resolução, a câmara oferece imagens com uma resolução percebida muito mais elevada que o número real de pixéis utilizados.

– Novo motor de processamento de imagens X Processor Pro de elevado desempenho O X Processor Pro multiplica por quatro a velocidade de processamento dos motores de processamento de imagem convencionais e, apesar desse aumento de resolução, também aumentou todos os tempos de resposta. As velocidades de gravação, o tempo de arranque e as velocidades de disparo contínuo em alta velocidade também aumentaram. Em combinação com o sensor X-Trans CMOS III, drugstore o novo mecanismo de processamento de imagem consegue uma focagem automática ainda mais rápida, com menos ruído e reprodução tanto de tons como de cor, que superam o processador anterior EXR Processor II.

– O primeiro multivisor híbrido avançado do mundo que oferece os benefícios combinados dos visores óticos e electrónicos A câmara X-Pro2 incorpora visores óticos e eletrónicos, de modo que os utilizadores possam beneficiar das vantagens de ambos: ótico para uma vista direta do objeto e eletrónico para as configurações da pré-visualização. A capacidade de mudar imediatamente entre estes dois tipos de visores foi instalada pela primeira vez na X100 em 2011, mas a versão mais recente, que está incluída com a X-Pro2, é a do visor híbrido mais avançado. Oferece uma função de ampliação múltipla que muda automaticamente a ampliação do visor em função da objetiva em utilização e um telémetro eletrónico que mostra simultaneamente o visor eletrónico sobre o visor ótico.

– Novo obturador de plano focal com uma velocidade máxima de 1/8000 seg. e sincronização do flash até 1/250 seg. O obturador mecânico é mais rápido e oferece flexibilidade adicional para seleções de abertura em condições de luz ou ao fotografar com flash durante o dia. Parlelamente, embora os níveis de ruído e de vibração tendam a aumentar com velocidades mais rápidas do obturador, a X-Pro2 é mais silenciosa e vibra menos em comparação com os modelos convencionais graças à otimização de controlos e a peças-chave.

– Corpo robusto e resistente às intempéries, que atende às necessidades dos fotógrafos profissionais. O chassi da câmara é feito de quatro peças de liga de magnésio e está selado num total de 61 pontos em cada seção, oferecendo resistência a poeiras e salpicos de água, e permitindo funcionar com temperaturas até -10 °C. Inclui também duas ranhuras para cartões SD para se guardarem imagens com maior confiança. 2?

 

X-Pro2

 

Características do produto:

(1) Imagem da máxima qualidade graças ao sensor de maior resolução até à data numa câmara da série X e às tecnologias de cor exclusivas desenvolvidas ao longo de mais de 80 anos como fabricante de películas

– A câmara X-Pro2 inclui o novo sensor 24.3MP X-Trans CMOS III que utiliza uma matriz exclusiva de filtro de cor aleatória que reduz o moiré e as cores falsas sem necessidade de se usar um filtro ótico passa-baixo (OLPF). Ao eliminar o OLPF, a capacidade de resolução das lentes FUJINON é maximizada para se oferecerem imagens comparáveis às de um sensor maior e de nível de resolução mais elevada.

– A tecnologia exclusiva de reprodução de cor da Fujifilm, desenvolvida graças ao conhecimento acumulado ao longo de mais de 80 anos de produção de películas fotográficas, oferece bonitas cores exatamente como as recordamos, incluindo tons de pele quente, o azul claro do céu e o verde vívido das folhas.

– A X-Pro2 inclui o novo modo de simulação de películas ACROS. Este modo de simulação aproveita o elevado desempenho do X Processor Pro e produz tons suaves, negros mais profundos e texturas ricas de qualidade muito superior aos modos monocromáticas convencionais.

– Um novo modo de efeito granulado que confere granulação às fotografias. Este modo produz imagens que fazem lembrar as fotografias obtidas com películas antigas, especialmente quando impressas.

– Foi possível melhorar a redução de ruído graças à melhoria da tecnologia de processamento de sinal. Também se melhorou o desempenho de sensibilidades ISO elevadas, de tal modo que toda a gama de sensibilidades (até um máximo de 12.800 ISO) pode agora ser utilizada com confiança. Até as configurações mais altas oferecem gradações muito mais suaves e negros mais profundos, o que aumenta imenso as opções para se fotografar com pouca luz.

– A velocidade de transferência da carga elétrica e um algoritmo melhorados permitem velocidades de leitura ultrarrápidas. Também resultaram numa melhoria significativa de funções, incluindo a velocidade de AF e o desempenho dos disparos contínuos.

 

(2) O elevado desempenho do X-Processor Pro multiplica por quatro a velocidade de processamento de um processador convencional.

– O poderoso X-Processor Pro melhora significativamente uma vasta gama de tempos de resposta. O tempo de arranque é de apenas 0,4 segundos e a câmara oferece também o intervalo mais curto entre disparos de 0,25 seg., um atraso do obturador de 0,05 seg. e o AF em 0,06 seg.

– Porque usa arquivos RAW comprimidos, o desempenho e a funcionalidade passam a cobrir todas as necessidades dos fotógrafos profissionais, incluindo uma vista direta mais rápida e até mesmo vídeos da mais elevada definição.

 

(3) O primeiro multivisor híbrido avançado do mundo, que combina visores óticos e eletrónicos intercambiáveis.

– O visor eletrónico (EVF) usa um ecrã LCD de 2,36 milhões de pontos. A velocidade de visualização foi melhorada a partir do anterior modelo de 54 fps a uma velocidade máxima de 85 fps, o que reduz consideravelmente o fenómeno de atraso da imagem quando se faz o seguimento de um objeto em movimento. O tempo de escurecimento após o disparo foi também reduzido em cerca de metade, 150 ms, pelo que é comparável ao de um visor ótico.

– O design do visor ótico baseia-se no sistema comprovado da X-Pro1. Incorpora um mecanismo de correção de dioptrias e tem um ponto ocular de 16 mm, mais longo, sendo mais fácil ver através do visor. Além disso, o quadro luminoso da teleobjetiva foi ampliado a partir de uma distância focal de 60 mm para 140 mm, o que melhora a funcionalidade e a facilidade de utilização.

– A X-Pro2 apresenta um modo de telémetro eletrónico (ERF) que já foi bastante elogiado na série X100. Mostra um pequeno visor eletrónico sobre o visor ótico, que pode ser usado para verificar a focagem, o ângulo de visão, a exposição e o equilíbrio de brancos em tempo real, mesmo ao fotografar com o visor ótico (OVF).

(4) O número de pontos de focagem selecionáveis aumentou dos 49, nos modelos anteriores, para 77, oferecendo assim maior funcionalidade, além de uma focagem automática mais rápida.

– Aproximadamente 40% da área de imagem está agora coberta por pixéis de um AF de deteção de fase preciso, o que significa que se melhoraram significativamente as velocidades de focagem ao fotografar objetos em movimento. Graças à combinação das capacidades de processamento do novo X Processor Pro com uma velocidade de leitura da AF por contraste que é duas vezes mais rápida que antes, a X-Pro2 oferece o desempenho de AF mais rápido, comparativamente com qualquer das outras câmaras da série X anteriores.

– Ao melhorar o algoritmo de AF preditivo e ao aumentar a precisão da informação de AF de deteção de fase, é possível usar o disparo contínuo de até 8 fps.

 

(5) Corpo muito forte e resistente, preparado para superar todos os desafios que se apresentam a um utilizador profissional.

O corpo é feito de liga de magnésio rígida e está selado em cerca de 61 pontos para torná-lo resistente a poeiras e salpicos de água. Também continuará a funcionar a temperaturas até aos -10 °C, de modo que pode ser usada em quase toda a parte, sem ter de se preocupar com as condições ambientais.

Apresenta o mesmo acabamento negro semi-brilhante que a X-Pro1. Este acabamento pode ser adicionado apenas depois de um polimento minucioso e oferece um toque de requinte, que vai certamente agradar aos entusiastas das câmaras.

O obturador de plano focal é agora mais versátil e de confiança, pois oferece uma velocidade máxima de 1/8000 seg., uma sincronização do flash até 1/250 seg. e uma duração do obturador de 150.000 disparos.

Pela primeira vez numa câmara da série X, foi adicionada uma ranhura dupla para cartões SD. Assim, não só se diminui a necessidade de substituir frequentemente os cartões, como também se permite fazer disparos contínuos em disparos múltiplos e se reduz o risco de perda de dados.

O visor LCD traseiro é de 3 polegadas, com 1,62 milhões de pontos. É perfeito para compor imagens e para avaliar a nitidez, a precisão de cor e o equilíbrio de brancos dos disparos do sensor X-Trans CMOS III.

 

(6) Com as funções principais situadas no lado direito da câmara, é possível aceder a todos os principais controlos sem se deixar de olhar para o visor.

– Os seletores de velocidade de obturação e de compensação de exposição bem como a alavanca de mudança de visor são em alumínio escovado oferecendo uma aparência de alta qualidade e uma sensação agradável ao tato.

– O seletor de sensibilidade ISO faz recordar as antigas câmaras de película e está agora integrada no seletor de velocidade de obturação. Assim, as configurações da câmara podem confirmar-se num instante, sem ser necessário ligá-la.

– Acrescentou-se a posição do seletor de controlo (C) ao seletor de compensação de exposição. Se esta função for selecionada, a operação da compensação de exposição vai para o seletor de controlo frontal e amplia o intervalo para ± 5 EV.

– Os seletores de controlo estão agora na parte frontal e posterior da câmara. Ao adicionar uma função de toque são mais fáceis de usar, mas continuam a manter as características de resistência a poeiras e a salpicos de água.

– Inclui-se um total de seis botões de função que permitem aceder mais facilmente às funções que são usadas com mais frequência.

– A adição da medição ponderada ao centro é perfeita para as fotografias do dia-a-dia quando se utiliza o visor ótico. Dado que se trata de um método de medição mais básico, é perfeito para os fotógrafos que preferem não depender de uma grande automatização das medições.

– Uma nova alavanca de focagem permite aos utilizadores selecionar rapidamente um ponto de focagem, agilizando assim o funcionamento.

X-Pro2

(7) Novo design de interface gráfico de utilizador (GUI).

– Foram adicionadas novas categorias aos separadores do ecrã de menu, que permitem um acesso mais rápido a tudo o que seja necessário.

– Na nova função My Menu podem registar-se até 16 opções que sejam usadas com maior frequência. Quando combinadas com as 16 opções do menu Q, pode criar-se um total de 32 atalhos.

– O ecrã do visor oferece um maior nível de personalização, que o fotógrafo pode adaptar às suas necessidades individuais.

– O tipo de fonte e o layout do ecrã do menu foram alterados para proporcionar um aspeto mais claro e elegante.

– Adicionou-se uma função de simulação do quadro luminoso ao modo de visor ótico. Aqui, pode confirmar-se o ângulo de visão de cada distância focal sem ter de se substituir a objetiva, de modo que o utilizador pode mudar as lentes com maior precisão.

 

(8) Acessórios que oferecem maior conforto na utilização.

– Pega MHG-XPRO2 Melhora a aderência da câmara e reduz a possibilidade de movimentos excessivos da câmara, especialmente quando se usam objetivas de abertura grande e pesadas. Esta pega pode ficar colocada quando se usa um tripé e permite que os utilizadores troquem a bateria e o cartão SD sem terem de remover a pega do corpo da câmara. A placa Swiss Arca pode ser usada como placa de libertação rápida com tripés compatíveis. Bolsa de couro BLC-XPRO2 Esta bolsa de couro genuíno para a parte inferior da câmara mostra com elegância o design clássico da X-Pro2, protegendo ao mesmo tempo o corpo da câmara. A bateria pode ser trocada com a bolsa colocada na câmara e inclui um pano para embrulhar a câmara totalmente ao guardá-la numa saca.

– Os utilizadores podem descarregar a aplicação gratuita FUJIFILM Camera Remote para o seu smartphone ou tablet *17 e usar a função de controlo remoto, que oferece muitas opções de controlo, até mesmo à distância. Esta função é perfeita para uma grande variedade de imagens, incluindo fotografias de grupo, autorretratos e fotografias de animais no seu habitat natural.

– Também se podem enviar fotografias e vídeos para dispositivos como um smartphone com um só toque. As fotografias e os vídeos da câmara podem ser analisadas, selecionadas e importadas por um smartphone, tudo sem ter de especificar um utilizador ou uma palavra passe. Também se pode adicionar à imagem as informações de localização obtidas com o smartphone ou tablet.

– Suporta a transferência via Wi-Fi® *18, que permite uma cópia de segurança dos dados da câmara num computador *19. *17 Smartphones e tablets Android ™, iPhone / iPad. *18 Wi-Fi® é uma marca registada da Wi-Fi Alliance. *19 Requer uma instalação avançada do programa de software específico gratuito FUJIFILM PC AutoSave no seu computador.

 

(9) Disparo com temporizador por intervalos.

– A opção de temporizador por intervalos para disparar sequências com lapso de tempo desde intervalos de um segundo até 24 horas e até 999 fotogramas está também disponível.

 

Mais informações aqui.