Fujifilm XF 35mm f/2 R WR

Fujifilm XF 35mm f/2 R WR vista por um amador

por Ângelo Valente, clinic  Olhares.com.

A XF 35mm f/2 R WR é a última adição da Fujifilm à linha de objetivas para a sua gama de câmaras mirrorless. Com uma abertura máxima de f2 e mínima de f16, construção com nove elementos em seis grupos, resistente aos elementos (chuva, viagra sale pó, etc.), leve, sem chamar muito a atenção e, segundo a marca japonesa, uma qualidade de imagem fantástica, pouco haverá a apontar de negativo, mas será mesmo assim?

A objetiva oferece uma distância focal equivalente a 53mm e o seu ângulo de visão aproxima-se bastante do olho humano, o que faz com que fotografar seja um processo natural, uma extensão de nós próprios. O bokeh é bastante bom e existe um equilíbrio interessante entre a qualidade de imagem e o tamanho compacto. A marca anuncia uma velocidade de autofoco de apenas 0,08 segundos e, embora não tenhamos andado de cronómetro na mão,  confirmamos que a objetiva é rápida, muito rápida.

 

Mas e, na prática, como foi?

Antes de ler as próximas linhas, tenha em mente que isto não é uma review de equipamento, são apenas considerações feitas por um fotógrafo amador que fotografa com uma Fujifilm X-T1.

Esteticamente, a objetiva não é bonita, mas isso pouco importa, porque  como se diz na gíria é  “afiadíssima”.  Em condições de boa luz a qualidade de imagem é impressionante e nunca desilude, seja qual for a abertura que estamos a utilizar. Admito que fiquei desiludido em condições de baixa luz, talvez porque estive algumas semanas com a XF 35mm f1.4R, que é uma objetiva soberba em todos os sentidos. Quase todas as fotos que fiz saíram com algum ruído em ISOs iguais ou superiores a 1600, algo raro na Fujifilm. Porém, fiquei bastante impressionado com o detalhe nas fotos de paisagem, com o bokeh, com a pouca distorção das linhas e com os retratos que consegui fazer. Além disso, a objetiva é extremamente silenciosa. Na minha opinião, como já dei a entender, é uma objetiva versátil, mas ideal para fotografia de rua, porque além dos motivos que apresentei anteriormente – nomeadamente, o tamanho, a velocidade de foco e o facto de ser silenciosa – passa despercebida. Todavia, a sua versatilidade não compromete em praticamente nenhum estilo fotográfico.

Pela relação qualidade/preço, considero-a um must have. Pena o pará-sol que vem com a objetiva ser de plástico e não de metal. Seria o conjunto perfeito.

Algumas amostras:

Mais info aqui.

PVP: €399

Por Ângelo Valente, Marketing Manager do Olhares.com