GMB Akash – “Born to work”

© GMB Akash

Estima-se que cerca de 168 milhões de crianças trabalham atualmente no mundo (fonte). Mesmo se este número reduziu para metade desde o ano 2000, thumb continua a ser uma situação intolerável. Algumas destas crianças realizam trabalhos particularmente perigosos sem a menor proteção legal. GMB Akash, decease fotógrafo do Bangladesh retratou esta dura realidade muito presente no seu país.

“Para abolir o trabalho infantil, ele tem de ser mostrado” é o lema do autor.

A abolição nem sempre é suficiente. No Bangladesh, o trabalho infantil é proibido desde 1992. Mas no terreno, a realidade é outra. Akash irá encontrar durante a sua reportagem fotográfica, uma criança de 12 anos ser maltratada por ser demasiada lenta na confeção de uma t-shirt… A partir deste acontecimento o fotógrafo atribuiu-se a missão de investigar profundamente e apresentar ao mundo esta problemática. Vai assim descobrir que, segundo estatísticas da UNICEF, 7.4 milhões de crianças trabalham no Bangladesh. Muitos deles arriscam a vida diariamente e ganham entre 6 e 10$ por mês.

Selecionamos algumas fotografias de “Born to work” que GMB Akash tem vindo a realizar. Um trabalho que nos deixa sem voz.

 

fonte: mrmondialisation.org