Henrique Silva – Sussurro

O artista plástico Henrique Silva irá apresentar a sua instalação, see intitulada “Sussurro“, até ao dia 25 de Julho de 2010, no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto.

Esta instalação reúne 60 painéis de madeira revestidos com fotografias de retratos.

Sussurro do Tumulto

As sociedades organizadas satisfazem a necessidade social da espécie humana acumulando grupos que se identificam como entidades congénitas institucionais levadas ao paradigma da escala de poder onde uns são mais que outros.

Que espécie humana permite essa escala que pejora a relação saudável da sociedade onde está sujeita a necessidade de presença do semelhante, medicine como um castigo, e onde a quietude não tem lugar…

Essa é a razão da aglutinação nas grandes cidades, onde o espaço vital se deteriora, por um lado pela exiguidade da liberdade de movimentos, e por outro pelo número de regras indispensavelmente estabelecidas para salvaguardar o controle dos direitos do poder sob a capa da salvaguarda da igualdade de direitos…

Quem o permite, esse poder, senão essa mesma sociedade que, faminta da presença das “massas” no seu círculo, consente subjugar-se a critérios ditados por alguns, em detrimento do próprio círculo onde se inscreve cada sociedade, perdendo assim características e identidades que são próprias a cada círculo.

Não será essa a maior maldição da espécie humana?” Henrique Silva

Henrique Silva é Director do Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira e Director do Curso Superior de Design da Escola Superior Gallaecia.

Tem apresentado os seus trabalhos, em exposições colectivas e individuais, em Portugal, assim como no estrangeiro, desde 1958.

Para mais informações, consulte o site do CPF.