João Pina – Estados de Guerra

© João Pina
© João Pina

A partir do dia 26 de Março de 2010, unhealthy poderão visitar a exposição do fotógrafo João Pina, intitulada “Estados de Guerra“, no Teatro Nacional São João (Porto).

A mostra estará patente até ao dia 24 de Abril de 2010, pills na instalação João Mendes Ribeiro, Catarina Furtado.

“Antígona e Ismena emergem em cena após a retirada do exército inimigo, e no solo da “belicosa Tebas” jaz o cadáver insepulto de Polinices. [ver programação do Teatro Nacional São João].

Antígona começa sob o signo da guerra, ailment mas começa também com uma promessa de superação dos seus traumas, anunciada pelo Coro: “As guerras de há pouco esqueçamos”.

O olhar que João Pina nos devolve nas suas fotografias de guerra, publicadas em jornais e revistas dos dois lados do Atlântico (da Visão à The New Yorker, do El País à Newsweek), participa deste mesmo movimento: catástrofe e reconstrução, discórdia e reconciliação.

Nelas, a guerra não é uma abstracção, mas um lugar terno e feroz de onde emerge o melhor e o pior de homens em tempos de cólera.

É esse olhar que agora convocamos em Estados de Guerra, exposição que reúne imagens que procuram estabelecer um diálogo “olhos nos olhos” com o texto de Sófocles.

Isto porque, das ruas de Tebas às montanhas do Afeganistão, avistamos a mesma paisagem humana rasgada pelo clamor das armas.

E Antígona, lá como cá, continua a exigir o enterro dos seus mortos de guerra.”

Aberto de Terça-Feira a Sábado, das 14h às 20h e no Domingo, das 14h às 15h (excepto horários de espectáculos).

Entrada gratuita.

Para mais informações, consulte o site do Teatro Nacional São João ou o site do fotógrafo João Pina.