Jorge Bacelar – Autor 15 anos Olhares

 

jorge

Jorge Bacelar – Murtosa, Portugal.

 

Jorge Bacelar nasceu a 12 de junho de 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo. É veterinário de profissão. A paixão pela imagem surge com o vídeo. Começou a dedicar-se à fotografia a partir de 2013.

O seu trabalho de veterinário de campo em Estarreja e na Murtosa são a sua fonte de inspiração e permitiu que conhecesse de perto os protagonistas das suas fotografias: os agricultores e os seus animais.

As suas fotos têm uma qualidade crua, quase como que pintadas, que mostra a relação próxima que o fotógrafo tem com as pessoas que retrata.

Em 2014, venceu o concurso fotográfico da campanha “Juntos Contra a Fome!”, uma iniciativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Em julho de 2015, foi-lhe atribuído o prémio “Nomination Award HPA 2015”, no concurso “HPA2015 9th Humanity Photo Awards”, organizado pela UNESCO e CFPA, em Pequim, China.

Em 2016, tornou-se campeão do mundo ao integrar a equipa portuguesa no “World Photographic Cup”, recebendo o prémio “Photographic Cup Reportage Bronze Medal 2016”.

No concurso de “Fotógrafo Europeu do Ano 2016” (FEP European Professional Photographer of the Year Awards), recebeu os prémios “Reportage Bronze Camera 2016”, “Reportage Excellence Award 2016” e “Reportage Distinction Award 2016”.

Em maio de 2016, foi o vencedor europeu do concurso fotográfico internacional “2016 OIE Photo Competition”.

Em outubro de 2016, no concurso internacional “Siena International Photography Awards 2016”, em Itália,   recebeu a distinção “Remarkable Award”.

Em 2016, foi finalista no Dubai do concurso “The Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum International Photography Award (HIPA)” – fifth edition of HIPA no tema “Happiness” em duas categorias “Father and son” e “General”.

Em agosto de 2017, foi convidado a estar presente na China para a cerimónia de entrega de prémios no concurso “HPA2017 10th Humanity Photo Awards” organizado pela UNESCO e pela CFPA, pois vai ser premiado na categoria “Portrait & Costume” com o prémio Documentary Award e está nomeado para o Grand Award. A cerimónia de entrega de prémios foi agendada para setembro de 2018 na China.

Em setembro de 2017, foi convidado pelo selecionador português para voltar a integrar a Seleção Portuguesa no “World Photographic Cup” de 2018 na categoria de “Retrato”.

Em novembro de 2017, no concurso “1st International Art Photographic Salon “Varadinum” em Oradea na ROMANIA 2017”, ganhou a medalha de ouro da “Global Photographic Union (GPU GOLD) na categoria “pessoas”.

Em dezembro de 2017, foi premiado no “Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017”, com o portefólio vencedor – “Vencedor absoluto” promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos.

Em dezembro de 2017, no Salão Internacional “Singapura Photo Cup” em Digirap, Singapura, ganhou a medalha de ouro e uma menção honrosa na categoria “Viagens”.

Em dezembro de 2017, na “5th Circular Exhibition of Photography – Three Country 2017”, na Irlanda, ganhou a medalha de ouro da “Photographic Society of America” na categoria de “Fotojornalismo” e menções honrosas na categoria “Pessoas” e “Crianças”.

Na Sérvia, ganhou a medalha de ouro da “Photographic Society of America” na categoria “Crianças”, uma medalha de bronze na categoria “Pessoas” e uma menção honrosa em “Fotojornalismo”.

No concurso internacional “Asisafoto 2017”, em Espanha, foi premiado em segundo lugar na categoria de tema livre.

No “IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017”, na China, na categoria “Fotografia de Viagem”, ganhou a medalha de ouro da “RPS – The Royal Photographic Society of Great Britain”, uma medalha de prata e uma medalha de bronze da “IUP- International United Photographers”. Também recebeu uma menção honrosa na categoria “Cor”.

Em janeiro de 2018, recebeu a notícia de que foi selecionado como finalista no concurso “The Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum International Photography Award (HIPA) – seventh edition of HIPA”, no Dubai, com o tema “The Moment”  na categoria portefólio.

Em março de 2018, foi finalista no concurso internacional “Siena International Photography Awards 2018”, em Itália, aguardando o resultado final.

 

Vê a sua entrevista ao programa “Grande Tarde” da SIC, aqui.