Livro “A Nossa Escolha vol.2″

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro A Nossa Escolha vol.2, com coordenação editorial de José Godinho, autor Olhares, e com edição da Almalusa editora e que reúne trabalhos de 15 autores da nossa comunidade.

Os autores são: José Godinho, Júlio Cardoso, Luís Rosa, Rui Pinto, Paulo Luís, Pedro Vaz de Carvalho, Fernando Marques, Rui Pajares, João Rodri, Luís Grangeon, Miguel Martins, Jorge Orfão, Nuno Miguel Valente, Carlos Baptista e Jorge Neto.

 

20180413_ANossaEsc_planocapa_alta.jpgeu

 

 

A apresentação do livro realizou-se no passado dia 19 de maio no salão nobre da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, com a presença de Mário Santos, Presidente da mesma. Em simultâneo inaugurou-se uma exposição com fotografias dos autores do 1º e 2º volumes e que estará ali patente até 24 de junho.

O livro esgotou no dia da apresentação e vai ter 2ª edição para o final de Julho, com nova apresentação.

 

Podes ver uma pequena apresentação do livro: https://goo.gl/DsZPXZ

 

 

Prefácio do Livro

O regresso, depois do sucesso do 1º livro:  eu mais 14 fotógrafos que convidei a fazerem parte deste 2º volume de FOTOGRAFIA – A NOSSA ESCOLHA. Mais um livro de fotografia de natureza, de paisagem que espero, consiga transmitir alguma emoção e que possa servir de inspiração para todos nós com uma mensagem de profundo respeito e admiração pela natureza fazendo-nos reflectir sobre o modo como interagimos com ela.

Fotografia de paisagem é um género que é explorado por quase todos os fotógrafos, pelo menos uma vez na vida. Nele, a natureza é a maior narradora, envolvendo-nos em palavras e sensações que a própria natureza não nos conta. É também a oportunidade que muitos encontramos para nos desligarmos, por algum tempo, dos problemas do dia-a-dia, e nos concentrarmos em como sintetizar as energias e emoções transmitidas pela paisagem á nossa frente, transformando-a numa fotografia.

A fotografia pode ser encarada também como uma oportunidade de nos envolvermos numa actividade criativa de produzir arte: o prazer que se pode ter ao desenvolver uma ideia, inicialmente apenas imaginada nas nossas mentes, ir lentamente tomando forma até resultar na imagem final conseguindo absorver sentimentos, traduzindo fielmente a nossa visão artística e não apenas um mero registo frio e literal do local fotografado. 

Cada fotografia conta uma história e neste livro, novamente a identidade de cada fotógrafo é indissociável da paisagem e do lugar onde nasceu, cresceu e lugares que conheceu e por onde passou. “Fotografia – A nossa escolha”, que foi pensado para ser um só livro, tem o segundo volume e sei agora que irá haver um terceiro. É o nosso livro, são as nossas fotografias que aqui partilhamos com todos aqueles que as queiram ver e apreciar.

José Godinho – Editor

olhares.com/jaag26