Luz, Câmara, Ação! Uma lista de Filmes sobre Fotografia só para ti!

DIA INTERNACIONAL CINEMA

 

A resourcemagonline tem uma lista de 40 filmes para amantes de fotografia!

 

“A produção de filmes e a fotografia andam de mãos dadas. Na produção cinematográfica, a arte da cinematografia se perde com a fotografia. A habilidade de apresentar imagens em movimento em um material semelhante a um cartão postal é, por si só, um descendente direto da arte da fotografia estática. Se um fotógrafo realmente deseja melhorar sua arte, ele precisa estudar como os cineastas e cineastas capturam imagens em movimento na tela. Igualmente importante é que os fotógrafos ainda assistam filmes que retratam sua arte fotográfica através dos olhos de Hollywood e também visitem as histórias de fotógrafos famosos através de documentários.

Aqui estão 40 filmes notáveis ​​sobre fotografia que todo fotógrafo deveria assistir … em nenhuma ordem específica.”

1. One Hour Photo (2002)

Um thriller sombrio, com um inspirado Robin Williams, interpretando um balconista de uma hora no Walmart, que acabou perseguindo uma família cujas fotos ele tira e desenvolve regularmente.

 

2. High Art (1998)

Um filme independente de arte, pensativo, melancólico e lindamente filmado. A heroína do filme, Radha Mitchell é uma jovem estagiária de uma pequena revista que se apaixona por uma fotógrafa lésbica viciada em drogas, Ally Sheedy . Os dois se exploram para avançar em suas carreiras.

 

 

3. Rear Window (1954)

O personagem principal, James Stewart , estrela ao lado de Grace Kelly neste clássico thriller de Hitchcock sobre um fotógrafo de cadeira de rodas que espia seus vizinhos através das lentes de sua câmera. Em um de seus episódios voyeurísticos, ele está convencido de que vê um deles cometer um assassinato.

 

4. Closer (2004)

Julia Roberts interpreta uma fotógrafa de retratos que se envolve em um triângulo amoroso com os personagens interpretados por  Jude Law  e Clive Owen .  Embora o filme mostre apenas um pouco do lado da fotografia, o filme em si foi maravilhosamente filmado e fornece uma descrição precisa do processo de fotografia.

 

5. Pecker (1998)

Um ótimo filme com um toque indie que é acentuado pelo gênio artístico de  John Waters  por trás das câmeras. Em grande quantidade de estranheza, Edward Furlong apresenta um ótimo desempenho, enquanto o funcionário da pequena lanchonete da cidade revirou a sensação noturna de fotografia artística quando ele é descoberto por um grande negociante de arte da cidade que o leva através do mundo explícito da cena da fotografia artística.

 

6. Blow-Up (1966)

Um filme dos anos 60 com um status de culto, este filme segue Thomas, um fotógrafo de moda interpretado por David Hemmings , que descobre que ele acidentalmente capturou um assassinato em filme no fundo de uma das imagens enquanto o desenvolvia na câmara escura.

 

7. Proof (1991)

Um filme menos conhecido da carreira pré- gladiador de Russell Crowe , cujo personagem descreve para um fotógrafo cego ( Hugo Weaving em seu papel pré- Matrix ) as fotos que ele havia tirado. Parece clichê, mas o filme foi maravilhosamente filmado e encenado.

 

 

8. Under Fire (1983)

Três jornalistas em um triângulo romântico estão envolvidos em intrigas políticas durante os últimos dias do regime corrupto de Somozoa na Nicarágua antes de cair em uma revolução popular em 1979. Under Fire é uma caracterização cinematográfica tecnicamente sólida de um fotojornalista de guerra interpretado por Nick Nolte .

 

9. City of God (2002)

Esse retrato arrepiante da vida crescendo nas favelas e ruas do Brasil mostra dois meninos amadurecendo, um deles crescendo para se tornar fotógrafo. Não é apenas considerado o melhor filme sobre fotografia, mas também um dos melhores filmes lançados nos últimos anos.

 

10. Gentleman’s Relish (2001)

Nesta comédia de alto astral, ambientada no início do século XX em Londres, o frustrado artista Kingdom Swann, interpretado por Billy Connolly aceita um presente que muda a vida de uma câmera. Iniciando uma nova carreira na fotografia, ele expressa sua aptidão artística em retratos mais desenfreados de nus em cenários clássicos e, assim, se submete à ribalta da notória desprezível!

 

 

Vê a lista completa de filmes aqui

 

Podes ver as escolhas Olhares para o Dia Internacional do Cinema aqui