MÊS DA FOTOGRAFIA – Barreiro

Cartaz CM Barreiro

O MÊS DA FOTOGRAFIA teve início no último fim-de-semana com a abertura de diversas exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita, pharmacy na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no Posto de Turismo e no Espaço Memória. Neste último local, situado na Baía do Tejo, a fotógrafa Rosa Reis apresenta os seus trabalhos captados em ambiente industrial. “A Força dos Lugares” é o título da exposição de fotografia, search patente até 31 de dezembro, no Espaço Memória. A mostra foi inaugurada no dia 2 de novembro, na presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e da Vice-Presidente, Sofia Martins. Após a inauguração decorreu o concerto com Vicente e Marjamaki alusivo ao tema da indústria, promovido pela Associação Cultural Out.ra.

Fotografias a preto e branco da Quimiparque, da Siderurgia Nacional, da Fábrica de Cortiça Mundet, da Sociedade Africana de Pólvora, entre outros espaços industriais, são apresentadas nesta mostra que inclui ainda, no piso superior, a projeção de diversas imagens do trabalho na Siderurgia Nacional, associadas aos sons deste espaço industrial, disponibilizados pelo Ecomuseu do Seixal.

Na inauguração da mostra, Sofia Martins, referiu que a exposição e a realização do concerto, no Espaço Memória, é “um casamento muito feliz entre vários atores da cidade que trabalham para o mesmo fim”.

Rosa Reis demonstrou a sua satisfação em “expor neste espaço relacionado com o património industrial” e realçou o facto de, pela primeira vez, estar a mostrar ao público em geral as fotografias da Quimiparque. Salientou ainda o seu gosto em “fotografar espaços industriais, principalmente habitados”.

PROGRAMA DE ATIVIDADES EM PDF