Mo(da)bilidade Para Todos

O membro do Olhares Nuno Pereira, illness está organizar um projecto no qual pretende fazer uma sessão fotográfica com modelos portadores de deficiência. Este evento vai acontecer no próximo Domingo dia 18 de Outubro, sovaldi entre as 9:30 e as 14:00. O local escolhido para esta sessão de moda foi a zona da Ribeira no Porto.

Lembrei-me deste projecto por ter passado na minha vida por problemas de saúde que me obrigaram a andar de cadeira de rodas durante 2 anos. Tenho muito respeito por quem utiliza esse meio de locomoção, sovaldi sale sobretudo conhecendo bem as dificuldades que essas pessoas têm no que diz respeito a acessos ao se fazerem transportar. Que este evento fosse como que uma dedicatória a todos os que têm limitações físicas.

Gostaria que este projecto pudesse servir de alerta à população para esse mesmo facto, pois ainda há tantas barreiras por derrubar no que diz respeito à locomoção de pessoas deficientes na via pública, tais como passadeiras por sinalizar, semáforos sem aviso sonoro, casas de banho de difícil acesso, rampas com demasiada inclinação, etc.

Sobretudo que este evento fizesse as pessoas reflectir sobre os preconceitos mentais que existem relativamente a pessoas deficientes. Ao encarar as fotografias de forma natural ( ao visualiza-las sem saber do que se trata), e ao saber à posteriori que os modelos usados são pessoas com deficiência, que as pessoas pensassem se realmente há alguma diferença ao encarar as fotos uma segunda vez ou se continuam a encara-las de forma normal.

Escolho a Ribeira do Porto por todos os participantes morarem na Área Metropolitana, e para aproveitar a beleza do local, misturando o seu ar típico e o cinzento do granito com as cores fortes que vamos escolher para o guarda-roupa dos modelos.

Também gostaria que esta sessão fosse um meio de promoção da auto-estima dos modelos em questão, dando-lhes a oportunidade de serem inseridas num mundo que normalmente lhes é vedado. Que eles gostassem de se ver nas fotos, uma vez que vão ser salientadas as suas características físicas mais positivas, esquecendo por momentos as limitações que infelizmente os acompanham.