Norman Parkinson – Sempre na Moda | Exposição de Fotografia

A Fundação D. Luís I apresenta, pela primeira vez em Portugal e no mundo, a exposição retrospetiva Norman Parkinson: Sempre na Moda.

Lembrado pelo seu olhar inovador e único, Norman Parkinson foi decisivo para as transformações na fotografia de moda no século XX. Ao longo de 56 anos de carreira desenvolveu um estilo distinto, embarcando na fotografia nos anos 30 e trabalhando continuamente até à sua morte, em 1990.

Com um olhar “fora da caixa”, Parkinson começou a ter reconhecimento nos seus primeiros anos quando revolucionou a fotografia movendo os modelos femininos do ambiente estático, sério e controlado dos estúdios fotográficos para locais da vida quotidiana e ambientes exóticos. Este dinâmico e espontâneo estilo ganhou a atenção de inúmeras revistas de moda, incluindo a Harper’s Bazaar, a Vogue e a Town & Country, o que lhe veio a garantir reconhecimento internacional.

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda representa uma generosa retrospetiva da carreira influente de Parkinson, dando a conhecer 80 fotografias que, ao refletirem a transformação da moda feminina, ajudaram a redesenhar o modo como esta foi sendo comunicada ao longo de décadas. Na exposição, patente no Centro Cultural de Cascais até janeiro, poderão ser vistas fotografias das diferentes fases de produção do artista. O documentário Aka Norman Parkinson (Também Conhecido por Norman Parkinson), coproduzido pela a BBC para a série documental Arena e pelo Norman Parkinson Archive, integra igualmente a exposição. Parkinson produziu icónicas fotografias dos Rolling Stones e dos Beatles e de designers de moda como Yves St Laurent, Hubert de Givenchy, Jean Muir e Zandra Rhodes.

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda tem curadoria de Terence Pepper, que foi durante mais de 40 anos Curador de Fotografia na National Portrait Gallery, em Londres.

A mostra estará patente no Centro Cultural de Cascais, de 28 de setembro a 20 de janeiro de 2019, e depois entrará em circulação por vários países, estando já marcadas datas para Espanha.

Com produção da Terra Esplêndida, entidade que fará também a gestão da itinerância internacional da exposição, a organização é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

 

Para mais informações:

rui.pereira@terraesplendida.com
TM: 966 970 039

elisabete.pato@cm-cascais.pt
TM: 962 652 584

 

 

One thought on “Norman Parkinson – Sempre na Moda | Exposição de Fotografia

Comentários fechados.