Panasonic Lumix-GX8: uma pequena grande câmara

Nos últimos anos as câmaras fotográficas têm ficado cada vez mais pequenas e mais potentes, sovaldi e a Panasonic Lumix-GX8 é um excelente exemplo disso.

Pequena, troche corpo selado às intempéries e com um design a fugir para o retro (de realçar o pormenor delicioso do viewfinder articulado que nos pode proporcionar algumas experiências engraçadas e que nos pode fazer lembrar como era fotografar com algumas câmaras antigas como a Pentacon Six ou a Kiev 88), esta pequena câmara vem recheada de boas surpresas.

Panasonic Lumix-GX8
Panasonic Lumix-GX8

Caso não sejamos fãs do viewfinder podemos usar o LCD, completamente articulado e comandado através de toque, o que nos agradou bastante pois é muito responsivo. Os botões de comando são super acessíveis e diretos o que torna o processo de fotografar rápido quando utilizamos o modo manual.

Com um sensor MOS de 20,3MP a qualidade de imagem desta câmara mirrorless Micro Quatro Terços é fantástica, assim como o desempenho do auto-foco.

_1030123_blog

 

_1030122_blog

Para além do obturador mecânico tradicional, a Lumix GX8 vem também com um obturador eletrónico capaz de velocidades de obturação até 1/16000s. O wi-fi incorporado permite-nos controlar a câmara através de um dispositivo móvel e disponibilizar as fotografias para outros dispositivos na hora.

O estabilizador de imagem duplo (dual I.S.) é outra das características da GX8. Isto significa que para além do estabilizador da objetiva temos outro estabilizador no corpo que trabalha ao mesmo tempo que o da objetiva para reduzir ao máximo os movimentos em exposições mais longas permitindo assim ter imagens bem focadas, mesmo sem usar tripé.

_1030125_blog

É sem dúvida uma câmara all-round com capacidade para se adaptar a todas as situações. Mas na Lumix GX8, a cereja no topo do bolo é, sem dúvida, o modo de post focus incluído na câmara que, quando ativo, nos permite escolher a posteriori onde queremos colocar o ponto de foco.

E caso nos fartemos de fotografar com a GX8  podemos sempre mudar para o modo de filme (4K) ela é igualmente fantástica!

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

  • Corpo da câmara estilo Rangefinder – mirrorless
  • Sensor  micro quatro terços 20 MP  (17.3 x 13mm)
  • ISO 200-25600 (expansível a 100 no valor mínimo)
  • Estabilizador de imagem duplo (câmara e objetiva quando disponível)
  • Viewfinder eletrónico articulado e com cobertura de 100%
  • LCD articulado
  • Obturador mecânico (60s/1/8000s) e obturador eletrónico ( 1/16000s)
  • 49 pontos de foco
  • vídeo 4K

 

Mais informações aqui.