Paraty em Foco 2019: migrações e a mestiça fotografia brasileira na 15ª edição do festival

                                                                                 

14º Paraty em Foco  - Foto: Nereu Jr / PEF  #ParatyEmFoco2018 #pef2018
14º Paraty em Foco – Foto: Nereu Jr / PEF #ParatyEmFoco2018 #pef2018

                

Paraty em Foco 2019: migrações e a mestiça 

fotografia brasileira na 15ª edição do festival 

Mais tradicional encontro de fotografia do Brasil homenageia cultura nômade

O Brasil é uma nação de imigrantes e de maciços fluxos migratórios internos e esse será o tema do pioneiro dos festivais de fotografia no país. O Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco – PEF 2019 comemora sua 15ª edição, de 18 a 22 de setembro, privilegiando essa população nômade que mistura culturas, ideias e imagens e que faz artistas migrarem de um suporte a outro.

A arte invade o Centro Histórico de Paraty, cidade recém-declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. Exposições gratuitas tomam conta da Casa da Cultura e de espaços públicos como muros e praças. A Praça da Matriz recebe imagens impressas em grande formato e uma tenda de projeções e debates. Uma programação de palestras e workshops com grandes nomes da área, mediante inscrição, faz a festa para fotógrafos amadores e profissionais.

EXPOSIÇÕES GRATUITAS

O PEF 2019 homenageia a fotógrafa Claudia Andujar. Nascida na Suíça, ela chegou em 1955 ao Brasil após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial. Aqui foi atraída pela vida e causa dos povos indígenas e seu lento extermínio pela paulatina migração do homem branco e o avanço do desmatamento. Na Praça da Matriz, suas fotos da série Sonhos, que revelam os rituais xamanísticos do Yanomamis, estarão expostas em grande formato descortinando a essência do povo indígena.

Outra presença confirmada com exposição ao ar livre na Praça da Matriz é a de Orlando Azevedo. Açoriano de nascença, brasileiro por escolha, ele traduz em suas fotos o Brasil e seus tons de pele. Na mostra Mestiço – Retrato do Brasil, Orlando exibe portraits realizados de Norte a Sul do país.

O holandês Pieter ten Hoopen leva para a Praça da Matriz imagens da caravana de imigrantes da América Central que atravessou o México até a fronteira com os Estados Unidos.  O trabalho rendeu a Pieter o prêmio World Press Photo 2019.

Na quadra poliesportiva, coladinha à Igreja da Matriz, os ganhadores da Convocatória em Foco vão exibir suas obras, escolhidas em duas categorias: Ensaio e Foto Única. A mostra é um dos destaques do PEF e plataforma internacional para dar visibilidade a tendências, autores e trabalhos emergentes.

Os espaços em muros das centenárias construções de Paraty também abrigarão exposições. Na Rua Marechal Deodoro, uma mostra reúne três fotógrafas imigrantes do acervo do Instituto Moreira Salles: as alemãs Alice Brill e Hildegard Rosenthal e a húngara Madalena Schwartz. O muro da Casa da Cultura recebe a projeção do fotógrafo francês radicado no Rio, Vincent Rosenblatt, com imagens do universo dos bailes funk em comunidades cariocas.

Exposições ocupam a Casa da Cultura de Paraty:Silêncio, da suíço-brasileira Sonia Guggisberg, sobre a gigantesca migração contemporânea, com imagens feitas em territórios como a Grécia e a Ilha de Lampedusa; Kilombo, da boliviano-americana Maria Daniel Balcazar, sobre a resistência negra e sua importância na formação do Brasil; e Mundo dos Esquecidos, da brasileira Eliane Band, com retratos de grupos étnicos do Sul e Sudeste asiático. No pátio interno serão expostos os autorretratos criativos da Selfie em Foco.

O muro do Campo de Futebol de Paraty, fora do Centro Histórico, vai exibir 50 fotos de adolescentes da cidade, clicados pelo criador do PEF Giancarlo Mecarelli para a mostra Sonho Meu. Nas imagens os jovens mostram o que desejam ser no futuro.

Na Praça da Matriz, será instalada a Tenda de Projeções voltada a trabalhos audiovisuais. No Cinema da Praça, sessões gratuitas de longas serão exibidas mediante senha, 30 minutos antes das sessões.

O festival mantém atividades como workshops e a série de Encontros e Entrevistas, além de leitura de portfólios. Inscrições e programação completa no site www.pefparatyemfoco.com.br.

 

Mais informações: 

Gloria Oliveira Castro – gloria@casa10comunicacao.com.br (21)99886-2982

Fernanda Moreira – fernanda@casa10comunicacao.com.br   (21) 99952-0773