Prémio de Fotografia – Emergentes dst 2016

O Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst, ed promovido pelo grupo dst e organizado pelos Encontros da Imagem, order regressa com um prémio pecuniário de 7.500 euros, capsule uma das mais importantes distinções desta área atribuídas em Portugal.

Integrado nos “Encontros de Imagem – Festival Internacional de Fotografia”, o concurso visa premiar o melhor trabalho de fotografia contemporânea, assumindo-se como uma plataforma privilegiada para cada artista receber um feedback devidamente fundamentado sobre a sua obra, o que, eventualmente, lhe poderá abrir portas para outros projetos expositivos ou editoriais.

A primeira fase do «Emergentes dst» é de pré-seleção, com os candidatos a necessitarem apenas de submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor) em formato digital. O portfólio deverá ser original e recente e enviado até ao dia 24 de julho de 2016O custo de pré-inscrição é de 30 euros e deverá ser efetuado por transferência bancária à ordem dos Encontros da Imagem. Um comité de pré-seleção especializado elegerá 70 autores que serão convidados a submeter os seus portfólios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Nesta fase serão valorizados critérios como interesse, originalidade e coerência dos projetos, bem como a qualidade conceptual das obras. Os finalistas serão informados dos resultados até ao dia 1 de agosto. Numa segunda fase, os candidatos selecionados devem escolher oito especialistas para a leitura do seu portfólio, até ao dia 15 de agosto, leitura essa que terá lugar no decorrer do Festival Encontros da Imagem, nos dias 21 22 de setembro.

As inscrições ao prémio podem ser efetuadas em http://encontrosdaimagem.com/pt/2016/award/