Prémio ESTAÇÃO IMAGEM 2017 – inscrições abertas!

 

estacao_imagem2017

As inscrições para o Prémio ESTAÇÃO IMAGEM 2017 VIANA DO CASTELO, já estão abertas desde o dia 15 de Fevereiro, em www.estacao-imagem.com e decorrem até 15 de março de 2017.

O Prémio ESTAÇÃO IMAGEM é o único prémio de fotojornalismo da Península Ibérica e o município de Viana do Castelo continua a ser o principal parceiro.

O PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM, destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas por estrangeiros nestes territórios, que podem concorrer a nove diferentes categorias. É também atribuída uma bolsa, por escolha do júri, para a realização de um trabalho que será apresentado na edição do próximo ano.

O vencedor do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é escolhido por deliberação do júri de entre todos os trabalhos apresentados a concurso nas diferentes categorias. O Prémio Noroeste Peninsular, com vista ao aprofundamento das ligações entre o Norte de Portugal e a Galiza, é este ano dedicado ao tema Caminhos de Santiago.

O júri internacional para esta oitava edição é presidido por Francis Kohn, director de fotografia da Agence France-Presse (AFP) desde 2012 e presidente do júri da World Press Photo em 2016. Bénédicte Kurzen, fotojornalista da agência NOOR; David Furst Editor Internacional de Fotografia do The New York Time; David Guttenfelder, fotojornalista da National Geographic, oito vezes vencedor de Prémios World Press Photo e sete vezes finalista para o Prémio Pulitzer; e Laura Boushnak, fotojornalista palestiniana e fundadora da agência de mulheres fotojornalistas no Médio Oriente RAWIYA, são os outros elementos do júri que estará em Viana do Castelo de 3 a 9 de Abril.

A cerimónia para o anúncio e entrega de prémios aos vencedores do concurso ESTAÇÃO IMAGEM 2017 VIANA DO CASTELO será a 8 de Abril, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Este ano, a capital do Alto Minho vai ter um programa recheado de exposições e projecções com trabalhos de nomes maiores da cena internacional. Destaque para a projecção das fotos vencedoras dos prémios World Press Photo 2017, com a presença do seu director Lars Boering, para a exposição MAGNUM PHOTOS by CANON Exile / Exílio, as exposições de David Guntenfelder, de Felipe Dana, de Tanya Habjouka e a de Bruno Simões Castanheira, um trabalho realizado em aldeias e sítios do Parque Natural da Peneda Gerês, que estarão distribuídas por vários pontos da cidade.

Para mais informações, consulte o site Estação Imagem/Viana do Castelo.