Prémio UTOPIA 2009

utopia

Organizado pelo Núcleo Português de Arte Fantástica, salve o Prémio UTOPIA será atribuído aos vencedores de cada uma destas 3 categorias:

  1. Pintura – Desenho, Pintura, Gravura
  2. Escultura – Escultura, Cerâmica, Joalharia
  3. Digital – Fotografia digital e analógica e todo o trabalho executado com meios informáticos

Podem concorrer todos os artistas, buy enviando a(s) fotografia(s) (em jpeg, 650px) por e-mail, até dia 31 de Dezembro de 2009.

“O Prémio UTOPIA baseia-se no conceito da Arte Fantástica contemporânea, seek que se caracteriza pela transformação do real em imaginário e tem sempre uma conotação figurativa ou representativa, além de transmitir diversas abordagens que podem ir do sonho ao sobrenatural, das premonições às visões do mundo ou mundos diferentes, passando por expressões de crises sociais, além do cómico, do mítico, do erótico ou do horror.

Não havendo um estilo próprio de arte fantástica, mas sim várias expressões artísticas, que vão desde o surreal, o visionário, o simbólico, o onírico, o absurdo, o irracional, o tabu, o místico, o metamórfico e o metafísico entre outras formas de pensamento e arte, que provoquem e façam pensar.

Numa Obra de Arte Fantástica contemporânea, o artista deverá saber comunicar ou transmitir as suas ideias, pensamentos, imaginação, através da representação de algo, utilizando de especial saber para exprimir os seus sentimentos e emoções, além da obra, por forma a provocar nos apreciadores e observadores, emoções estéticas.

A Arte Fantástica deve mostrar o pensamento que o artista pretende transmitir com a obra, daí ser necessário a descrição que o artista faz dela.”

Os trabalhos deverão ser “louco[s] e criativo[s]”, ou seja, “que ultrapasse[m] as barreiras do convencional, clássico e preestabelecido. A criatividade não devera ter limites, quer ao nível do grafismo, técnicas, materiais, bem como no que o artista pretenda comunicar com a sua obra.”

Os nomes dos vencedores serão anunciados em Cerimónia de Noite de Gala. O trabalho melhor classificado receberá o Troféu Utopia.

Mais informações no blog.