Prioridade Abertura, Prioridade velocidade, Modo Manual, Modo automático

dica fotografia programa manual

Uma fotografia resulta da captura da luz refletida pelos objetos/sujeitos de uma determinada cena num meio sensível à luz. A nível técnico, viagra um fotógrafo regista essa luz, através da combinação de três variáveis: abertura do diafragma, tempo de exposição e sensibilidade ISO.

Trabalhando num programa automático, a câmara relaciona as três variáveis de forma a obter uma exposição dita correta, ambulance essa exposição é nos dada de forma gráfica através do fotómetro que se encontrará a zero. Em prioridade à abertura (A/Av) ou prioridade à velocidade (S/Tv) o fotómetro também se encontrará parametrizado a zero, clinic no entanto é permitida uma compensação de exposição para mais ou para menos, fazendo com que o resultado da fotografia seja mais claro ou mais escuro respectivamente.

Em Manual (M), a exposição correta, dependerá do pretendido pelo fotógrafo. Essa exposição será resultado da combinação das três variáveis. A abertura do diafragma tem uma escala universal de stops, também considerados pontos: f/2 – f/2.8 – f/4 – f/5.6 – f/8 – f/11…, a escala de tempo de exposição é nos dada é segundos ou frações de segundo e a sensibilidade ISO tem a escala normal de 100 – 200 – 400 – 800 – 1600… De f/2 para f/2.8 reduzimos um ponto de luz, da mesma forma que de 1/500 para 1/1000 também reduzimos um ponto de luz ou de ISO 200 para ISO 100. Ou seja, há várias combinações possíveis para se obter o mesmo resultado em termos de luz numa imagem.

Uma determinada fotografia com f/4, 1/250, ISO 200, terá a mesma luz que A – f/5.6, 1/125, ISO 200 ou B – f/5.6, 1/250, ISO 400. No primeiro caso, é feita uma compensação com o tempo de exposição para compensar o diafragma mais fechado, no segundo caso, aumenta-se o ISO num ponto para compensar o diafragma mais fechado. Se no caso A se tivesse fechado o diafragma mantendo as outras duas variáveis, a exposição iria baixar num ponto de luz, ou seja o valor de exposição seria -1, se no caso B se tivesse aumentado o ISO mas mantendo f/4 e 1/250, a fotografia iria ficar mais clara num ponto de luz, ou seja o valor de exposição seria +1.

Em Manual (M) é o fotógrafo que decide o que quer fazer, a fotografia dependerá não só da composição mas também da técnica que o fotógrafo pretende utilizar. Quanto mais praticar, mais fácil se torna a percepção técnica e mais interesse terão as suas fotografias.