Resultados do passatempo “Num Instante…o Património!”

 

Num Instante o Património

 

Das fotografias finalistas da 7.ª Edição do passatempo Num Instante… o Património!, physician  foram premiadas Vaguear em vidas e Arco-Íris, respetivamente da autoria de Joana Lisboa Vieira (21 anos) e de Alexandra Vaz Casimiro (14 anos).

As duas fotografias selecionadas este ano, entre o significativo conjunto apresentado, cialis sale destacam-se por revelarem uma qualidade que se traduz, em especial, na escolha do objeto central da imagem captada, no tipo de enquadramento obtido, na oportunidade do momento do registo e na procura do insólito, traduzindo duas leituras e duas sensibilidades bem distintas.

Em « vaguear em Vidas», sobressai o rigor de uma interpretação fotográfica a preto e branco de um espaço arquitetónico, sublinhando de uma forma notável os ritmos, a materialidade da construção e a escala, num enquadramento notável.

Por sua vez, na fotografia « Arco-Íris », denota-se o registo instantâneo da transfiguração do marco simbólico urbano durante um festival de luz, no preciso momento em que mais um elemento emblemático da cidade – o elétrico – é captado em movimento.

 Do ponto de vista do júri, estas imagens traduzem a diversidade de interpretações dos valores do património, trazendo o passado para a nossa contemporaneidade, mantendo atualizadas as grandes criações do génio humano e as suas marcas na cidade.

Além de prémios aliciantes* (1 Curso de Fotografia [oferta – Academia Olhares], 1 Máquina Fotográfica Digital  SonyW810 ou modelo idêntico [oferta – Colorfoto] e 1 Telemóvel modelo Optimus SAN REMO 4G cz [Oferta – NOS]), as duas fotografias selecionadas representarão Portugal no catálogo digital da EFIM (Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos) e numa exposição em Estrasburgo, no Palácio da Europa, a inaugurar no final do ano, juntamente com os trabalhos vencedores de outros países de iniciativas afins.

projeto internacional EFIM, em que se enquadra a experiência fotográfica “Num Instante…o Património!”, é uma iniciativa organizada pelas autoridades da Catalunha (Espanha) que visa difundir o trabalho dos jovens criadores e alunos que saibam captar, através da sua objetiva, a riqueza do património monumental da Europa e dos países mediterrânicos.

Para mais informações sobre a EFIM, consulte www.gencat.cat/cultura/ihpeepim2014es

* A data da cerimónia para entrega dos prémios será brevemente divulgada.