Técnica de Sub-exposição

tecnicas_sube-xposição

Ao contrário do que se possa erradamente pensar, mind nem sempre pretendemos uma exposição correta na nossa fotografia. Nem sempre pretendemos o equilíbrio de luz, principalmente quando a luz do cenário a fotografar não é homogénea.

Vamos falar um pouco da técnica de sub-exposição, que corresponderá a deixarmos a fotografia ficar mais escura em termos gerais, dessa forma, ganhamos leitura nas zonas mais claras e criamos um ambiente mais intimista na nossa fotografia.

Na foto da esquerda, temos uma exposição equilibrada a 0 (zero), e podemos comprovar que em termos gerais a fotografia tem mais luz do que a fotografia da direita que corresponde a uma sub-exposição para -1, no entanto, a fotografia com luz equilibrada, torna as zonas mais claras, em zonas com demasiada luminosidade, ou seja, em zonas sem leitura ou com pouca leitura.

Num ambiente deste género, fazer uma sub-exposição, possibilita “baixar” as zonas de maior intensidade de luz, e simultaneamente, os tons médios sobressaem mais, enquanto os tons escuros criam um ambiente mais intimista na fotografia.

Quando estiver perante cenários com grande contraste de luz (zonas claras e zonas escuras), experimente fotografar sem o nível correto de exposição, faça sub-exposições ou sobre-exposições, transforme a luz da sua fotografia.