Turi Calafato vence prêmio Sony Awards na categoria telemóvel

1ºprémio Categoria Smartphone
Salvatore Calafato, Italy, ‘Untitled’ – 1º lugar Categoria Smartphone

Trocar ou substituir provisoriamente uma câmera por um smartphone já é prática comum entre fotógrafos amadores e profissionais. Pensando nisso, a Sony uniu-se a World Photography Organisation (WPO) para promover o concurso mundial de fotografia Sony World Photography Awards 2015, que premia os trabalhos enquadrados nessa nova categoria do universo da fotografia.
Dividido em quatro esferas – Aberta, Jovem, Profissional e Estudante – o concurso anunciou hoje os ganhadores das primeiras duas categorias, revelando os ganhadores das outras duas somente no dia 23 de abril, em uma cerimônia de gala em Londres.

A foto registrada pelo italiano Turi Calafato, de um casal de idosos dormindo tranquilamente durante uma tarde na praia, foi a campeã da categoria Aberta do concurso, que reuniu um júri de especialistas e classificou vinte fotos para as finais.
O segundo lugar foi para o húngaro Janos M Schmidt, que registrou uma estação de trem sob a perfeita luz do entardecer.

Janos Schmidt, Hungary, 'Nyugati' - 2º Lugar
Janos Schmidt, Hungary, ‘Nyugati’ – 2º Lugar

E a terceira colocada foi a fotografia de um menino brincando com um bode, perfeitamente registrada pelo iraniano Ako Salemi.

Ako Salemi, Iran, 'Fighting' - 3º lugar
Ako Salemi, Iran, ‘Fighting’ – 3º lugar

Na categoria Jovem, a fotógrafa portuguesa Beatriz Mota Rocha, de apenas 15 anos, recebeu o primeiro lugar com sua foto do grupo Cante Alentejano de Évora, registrada em 2014, no Teatro Garcia de Resende.

Beatriz Mota da Rocha, Portugal, "Cante Alentejano"
Beatriz Mota da Rocha, Portugal, “Cante Alentejano”

 

Os campeões receberão premiações em dinheiro, kits de câmeras Sony, smartphones e terão suas fotos publicadas no livro anual dos Sony World Photography Awards, edição 2015. Além de fazerem parte da exposição realizada no Somerset House, de 24 de abril a 10 de maio, em Londres.

O prêmio Sony World Photography Awards 2015 é realizado desde 2007 e já recebeu mais de 700 mil inscrições ao redor do mundo.

Artigo de Rafaela Pietra

 

Veja todas as fotografias selecionadas para a categoria Smartphone: