Uma câmara para o Acordo Fotográfico

O Acordo Fotográfico — um blogue sobre pessoas, livros e fotografias que homenageia o acto de ler — está no ar desde 2011 e precisa, agora, de adquirir um novo equipamento fotográfico para poder continuar a “caçar” leitores em Portugal e por esse mundo fora.

Lançado em dezembro de 2011, o Acordo Fotográfico é um blogue sobre pessoas, livros e fotografias que homenageia o ato de ler.

No Acordo Fotográfico as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham. Juntos, fotografias e textos formam um bloco, uma unidade. As fotografias registam o momento; as palavras contextualizam as imagens e fornecem uma narrativa: quem é o leitor, o que lê, onde e porquê.

Nestes quase quatro anos de vida, o Acordo Fotográfico interpelou, fotografou e conversou com quase 400 leitores em países de todos os continentes — Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, Austrália, Timor-Leste, Malásia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietname, China, Índia, Zanzibar, África do Sul, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde; realizou uma parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, para fotografar utentes a ler nas suas instalações (fotos que deram origem, mais tarde, a uma exposição nesta mesma biblioteca); realizou uma parceria com o Metro do Porto, para fotografar utentes a ler nas plataformas e carruagens (imagens que depois foram expostas regularmente no circuito interno de televisão de metro); realizou cinco exposições fotográficas; marcou presença nalguns programas de televisão, com destaque para a entrevista a Valter Hugo Mãe, no Porto Canal; e participou na primeira edição do TEDx de Santo Tirso.

Infelizmente, neste momento, o Acordo Fotográfico vive um impasse: a velha câmara fotográfica — comprada há cinco anos em segunda mão — precisa urgentemente de ser substituída. E isto acontece na altura em que, embora com muito mais tempo livre para investir no projecto (uma vez que estou temporariamente desempregada), não disponho de condições financeiras para investir em material fotográfico. Venho, por isso, pedir-vos que me ajudem a angariar um montante que me permita adquirir uma câmara nova. Estabeleci como objectivo o valor de 2000 Euros. Posso contar convosco?

Espero que achem o Acordo Fotográfico merecedor da vossa generosidade. Eu, à partida, já vos agradeço infinitamente pela ajuda!

Sandra Barão Nobre

acordo_fot1

 

 

Apoia o projeto