Vencedores do passatempo “Num Instante…o Património!” 2015

Os resultados da 8ª Edição do passatempo de fotografia Num Instante… o Património!, pharmacy lançado pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com o Olhares.com, entre 11 de maio a 22 de junho, já estão apurados, este ano com três premiados.

Entre o significativo conjunto apresentado – mais de 430 fotografias – foram pré-selecionadas 56, tendo sido distinguidas as seguintes três:

1º Prémio – “Outra vez te revejo… Castelo”, de Catarina Rocha Pires (Lisboa, 19 anos);

2º Prémio – “Contrastes”, de Tiago Simões da Silva (Açores – Horta, 21 anos);

3º Prémio -“Moldura”, de Alexandra Vaz (Faro, 15 anos).

 

As fotografias selecionadas correspondem aos critérios solicitados, refletindo, na sua diversidade, o poder da imagem como meio privilegiado de captar momentos e transmitir emoções numa abordagem diferente ao tema do património.

 

Outra vez te revejo… Castelo”, de Catarina Rocha Pires
Outra vez te revejo… Castelo
A fotografia vencedora, “Outra vez te revejo… Castelo”, salienta o valor de um pormenor – no Castelo de S. Jorge, em Lisboa – como símbolo de uma realidade que extravasa o campo de visão da fotografia, numa composição invulgar e tecnicamente bem executada, que surpreende pela originalidade técnica e artística.

 

Contrastes”, de Tiago Simões da Silva
Na segunda fotografia premiada “Contrastes”, sobressai o rigor de um enquadramento arquitetónico onde, em pano de fundo, se destaca a Torre do Relógio na cidade da Horta, Ilha do Faial – Açores, sublinhando os ritmos, a escala e a materialidade da construção, num interessante efeito de claro-escuro.

 

Moldura”, de Alexandra Vaz
A terceira fotografia, “Moldura” apresenta, numa justaposição de planos, elementos diversos que compõem um quadro em que o longe e o perto coabitam com elegância, aproximando duas referência patrimoniais dos dois lados do Tejo: o Museu Nacional de Arte Antiga e o Cristo-Rei.

 

Os trabalhos originais mais criativos serão apresentados na Central Tejo | Museu da Eletricidade, no dia 24 de setembro, ao final da tarde, durante a cerimónia de abertura oficial das Jornadas Europeias do Património, ocasião onde serão também atribuídos os seguintes prémios aos três vencedores do passatempo.

1º Prémio – uma máquina fotográfica digital SLR (oferta da DGPC); um telemóvel OPTIMUS San Remo 4G (oferta da NÖS); e um Curso de Iniciação à Fotografia (oferta da Academia Olhares);

2º Prémio – um telemóvel OPTIMUS San Remo 4G (oferta da NÖS); uma máquina fotográfica digital SONY (oferta da empresa COLORFOTO); e um Curso de Iniciação à Fotografia (oferta da Academia Olhares).

3º Prémio – um Curso de Iniciação à Fotografia (oferta da Academia Olhares).