Vencedores do Prémio Estação-Imagem 2020 Coimbra

Captura de ecrã 2020-07-28, às 10.03.51

Reportagem sobre regresso da Venezuela vence Prémio de fotojornalismo

 

O fotojornalista José Sarmento Matos é o grande vencedor da 11ª edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM, que distingue os melhores trabalhos de fotojornalismo. Trata-se de uma reportagem em torno dos dramas de uma família luso-venezuelana na sua migração de regresso a Portugal com imagens obtidas na Madeira e naquele país do Caribe mergulhado numa profunda crise humanitária.

O anúncio e entrega dos prémios teve lugar esta tarde em Coimbra, no Convento de São Francisco, numa cerimónia em que participaram a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Carina Gomes, o presidente do júri, Patrick Chauvel, e o director da Estação Imagem, Luís Vasconcelos.

Para Fotografia do Ano, a escolha dos jurados foi para uma foto de Leonel de Castro obtida durante uma reportagem na cidade da Beira, em Moçambique, na sequência da destruição provocada pelo furacão Idai. O fotojornalista da Global Imagens obteve ainda o prémio na categoria Assuntos Contemporâneos e ainda uma menção honrosa na categoria Vida Quotidiana, cujo prémio foi atribuído a Gonçalo Fonseca.

Nas restantes cinco categorias, o júri internacional premiou os fotojornalistas Rui Duarte Silva/Notícias, Ana Brígida/Artes e Espetáculos, Carlos Folgoso Sueiro/Ambiente, António Pedro Santos/Série de Retratos e Rodrigo Antunes/Desporto.

A Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra foi esta ano atribuída ao fotojornalista Ricardo Lopes, que se propõe desenvolver um trabalho sobre as tradições rurais e conhecimento popular no interior do país, que caminham para o desaparecimento com uma população envelhecida e dispersa.

É de entre todos as fotoreportagens que se candidataram nas sete diferentes categorias que o júri escolhe o vencedor do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM. Nesta edição foram submetidas a concurso perto de 400 trabalhos, entre reportagens e candidaturas à Fotografia do Ano, com substancial aumento das propostas para a atribuição da Bolsa ESTAÇÃO IMAGEM Coimbra.

Obrigado, desta vez, a reunir através das plataformas eletrónicas, o júri desta 11ª edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM foi presidido por PATRICK CHAUVEL, o mais antigo repórter de guerra em exercício, tendo coberto já mais de 20 conflitos. BRENT STIRTON (sete prémios World Press Photo, seis prémios Lucie, o Visa d’Or e dois prémios pelas Nações Unidas), FELIPE DANA (fotojornalista da The Associated Press e finalista dos Pulitzer 2017, 2018 e 2019), e JOÃO SILVA (do Bang Bang Club que documentou o fim do apartheid e repórter do The New York Times) completaram painel de jurados.

Esta é a terceira edição consecutiva que a cidade de Coimbra acolhe PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM e o festival de fotografia que lhe está associado, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Associação Estação Imagem. Destaque, neste ano de condições particulares ditadas pelos condicionalismos de proteção da saúde, para o conjunto de grandes exposições de fotojornalismo internacional que a cidade acolhe até finais de Setembro nos mais destacados espaços e galerias – Sala da Cidade, Convento São Francisco, Edifício Chiado, Casa Municipal da Cultura, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Centro Cultural Penedo da Saudade.

Dedicado ao fotojornalismo, o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é não só único na Península Ibérica como um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística. É destinado a fotojornalistas de Portugal, dos PALOP e da Galiza, bem como estrangeiros que trabalhem nestes territórios.

Os trabalhos vencedores desta edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM vão estar expostos na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, de 7 de Agosto a 12 de setembro próximos.

 

LISTA DE PREMIADOS

# PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2020 COIMBRA
ABANDONANDO O SONHO VENEZUELANO
José Sarmento Matos

# FOTOGRAFIA DO ANO
VOO DE ESPERANÇA
Leonel de Castro
# FOTOGRAFIA DO ANO / MENÇÃO HONROSA
SEM LUZ
Ana Brígida
# NOTÍCIAS
DERROTADO
Rui Duarte Silva
# NOTÍCIAS / MENÇÃO HONROSA
O FOGO VOLTOU A INCENDIAR A ANGÚSTIA NO CENTRO DE PORTUGAL
João Porfírio
# ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS
OS CONTINUADORES
Leonel de Castro
# ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS / MENÇÃO HONROSA
NACIONALIDADE N/A
Sebastião Almeida
# VIDA QUOTIDIANA
NOVA LISBOA
Gonçalo Fonseca
# VIDA QUOTIDIANA / MENÇÃO HONROSA
GRANDE HOTEL BEIRA
Leonel de Castro
# ARTE E ESPECTÁCULOS
TOUROS
Ana Brígida

# AMBIENTE
A TERRA BRILHANTE
Carlos Folgoso Sueiro

# SÉRIE DE RETRATOS
O AMOR DE MÃE NÃO É CEGO
António Pedro Santos
# DESPORTO
CEGUEIRA OLÍMPICA
Rodrigo Antunes
# BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2020 COIMBRA
INTERIOR
Ricardo Lopes