Embarca connosco a um dos pontos mais altos da Cidade do Porto! A Torre dos Clérigos espera por ti!

No dia 6 de dezembro o espírito Natalício já assolará a Cidade do Porto e nós vamos embarcar nesta magia contigo!

A Torre dos Clérigos será o nosso ponto de encontro e o local escolhido para desfrutarmos da beleza que esta época festiva nos oferece durante todo o mês de dezembro.

Em 1910 a Torre dos Clérigos é considerada Monumento Nacional e um dos principais pontos de interesse. É um local de visita obrigatória para todos os que visitam a cidade do Porto.

A mais de 75 m de altura, no cimo da Torre depois de subirmos 225 degraus poderemos observar a cidade numa perspetiva de 360º.  Dos Aliados à Foz a cidade estará iluminada e nós preparados para capturar momentos que se esperam únicos e para terminar esta noite temos um Jantar convívio no Restaurante Conga – Casa das Bifanas.

 

Haverá prémios e muitas surpresas a caminho!

 

Sabe mais sobre o evento em olhares.com/academia/evento-maratona-de-natal-olhares/

Apoios:

clerigos all about portugal

 

 

TORRE, MUSEU, IGREJA

 

A Igreja e a Torre integram uma edificação do século XVIII, de inspiração barroca, que marcou a configuração urbana da cidade, localizada numa rua desnivelada, mas genialmente aproveitada por Nicolau Nasoni, que conseguiu criar um edifício de referência. A Igreja e a Torre estão unidas pela Casa da Irmandade, que desde 2014, após a sua musealização, está aberta ao público.

No ano de 1753, a pedido da Irmandade dos Clérigos, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni apresentou o projeto para uma torre sineira, e em 1754 arrancariam as obras daquela que viria a ser a mais bela e altaneira Torre, dominando toda a paisagem urbana do Porto. Em julho de 1763, com a colocação da cruz de ferro no topo, e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta, deu-se por finalizada a sua construção.

As características barrocas que a definem são a expressão máxima da espetacularidade do barroco, onde os motivos típicos deste estilo, dão à torre movimento e beleza.

A mais de 75m de altura, depois de subir 225 degraus e chegar ao topo da torre, a vista sobre a cidade deslumbra. Numa perspetiva a 360°, o visitante frui de um momento único, quer de dia ou de noite, quando em épocas especiais, a torre abre as suas portas até às 23h00.

A Torre dos Clérigos, é incontestavelmente o ex-líbris da cidade, e um excelente miradouro sobre esta.

O Museu da Irmandade dos Clérigos, integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 28 de agosto de 2018.

 

Os Clérigos voltam a abrir as suas portas em horário noturno, de 13 a 30 de Dezembro, integrado no programa especial de Natal, denominado por Clérigos by Night.

 

Conhece mais sobre a Irmandade dos Clérigos em torredosclerigos.pt/