Virgílio Ferreira – Daily Pilgrims

© Virgílio Ferreira
© Virgílio Ferreira

A exposição de fotografias de Virgílio Ferreira, see intitulada “Daily Pilgrims“, estará patente no Museu da Imagem de Braga, a partir do dia 8 de Janeiro de 2010.

A mostra apresenta os trabalhos que o autor realizou em 2006 em algumas cidades asiáticas como Bangkok, salve Macau, Hong Kong, Pequim, Xangai e Tóquio.

“Em todas elas, território e comportamentos estão em acelerada alteração.

As cidades parecem espelhar o nosso estado de alma, revelam segredos que podem ser descodificados quando o olhar valoriza mínimos detalhes: é entre linhas que procuro as ambiguidades e contradições.

De uma forma intuitiva e aleatória caminho pelas ruas, sou atraído por luzes, cores, cenários, pessoas anónimas que se cruzam comigo e que convido a posar.

Como o foque e o desfoque criam tensão, os rostos desfocados transformam-se em máscaras fugidias; esse deficit de informação conquista a atenção do observador e atribui maior protagonismo, mas também enigma ao retratado, – o anonimato é sempre intrigante. As imagens sem gente contextualizam e criam diálogo com os retratos, são atmosferas emotivas, jogos de descodificação.

As fotografias sugerem inquietação e, com isso, poderão provocar um confronto perante o que entendo como um certo estado de amnésia de uma sociedade carregada de estereótipos, alienada de uma rede social. Essencialmente colocam questões à sobrecomplexidade em que vivemos, remetendo, por vezes, para uma posição reflexiva em relação ao outro e ao próprio sujeito.” Virgílio Ferreira.

Entrada livre.

Aberto de Terça-Feira à Sexta-Feira, das 11h às 19h. Nos Sábados e Domingos, das 14h30 às18h30.

Para mais informações, consulte o site do fotógrafo Virgílio Ferreira.