Young Cairo, o ensaio fotográfico finalista do Festival Paraty Em Foco 2019

Young Cairo, ensaio de Vitor Queiroz
Young Cairo, ensaio de Vitor Queiroz
O ensaio fotográfico Young Cairo, de Vitor Queiroz, foi selecionado como finalista e vai ser exibido no conceituado festival de fotografia brasileiro Paraty Em Foco.
O reconhecimento da fotografia portuguesa além-fronteiras.

Young Cairo é um projecto de fotojornalismo/documentário social, que conta a história de “Cairo”, um jovem de 21 anos originário do Sudão do Sul mas que cresceu no coração de Sydney, Austrália, num dos bairros, agora mais gentrificados da cidade. Músico de hip hop, que como toda a gente, está imerso na agitação da vida quotidiana, tentando o seu melhor para ser um filho, um irmão, um tio, um adulto e um músico profissional.

Um olhar para um mundo onde modelos familiares e sociais se precipitam sobre um fundo social que actua como uma lente amplificadora, revelando os conflitos que adolescentes e jovens adultos enfrentam hoje em dia, em todas as diferentes nuances de um indivíduo como qualquer um de nós.

“Conheci o Ater (Cairo), por acaso ao ser convidado para filmar um videoclip em que ele participava. Despertou desde logo a minha atenção para a realidade deste jovem e da sua família numa altura em que a comunidade Sul Sudanesa estava a ser muito falada nas noticias por razoes negativas e numa época também em que os cabeçalhos da noticias na Austrália e pelo mundo todo falam de famílias de refugiados, vi neste projecto uma oportunidade de mostrar por dentro a vida de alguém que vive nas franjas da sociedade e que normalmente não tem uma cara, uma voz, nem sobrevive fora do estereotipo que os media lhe atribuem.

Em termos pessoais foi uma viagem fascinante ao mergulhar num mundo que me é estranho, que não controlo, tentar compreender e abrir uma janela para o mundo exterior o descobrir, vejo nisso uma grande responsabilidade da minha parte como fotografo, respeitar quem e o que se fotografa de forma humana e não objectificada.

O Cairo está detido e aguarda julgamento e uma data para regressar para perto da sua família, eu cá estarei para documentar esse processo da forma mais humana e honesta possível e para lhe mostrar que mesmo na sua ausência o projecto e a sua história tem sido divulgado em vários pontos do mundo.”

 –
 –

45235659_10156841815759025_7172772229598412800_n

Quem é VITOR QUEIROZ?

Fotógrafo, realizador e diretor de fotografia, e um profissional multidisciplinar que vive em Sydney, Austrália.

Mantem um equilíbrio entre o vídeo comercial para TV / on-line e fotografia de documentário. Criou vídeos que geraram milhões de visualizações para marcas como Woolworths, Stockland, Discovery Channel, Burger King, ABC e muito mais.

Também desenvolveu projetos de fotografia que buscam fins sociais, levando-o a trabalhar com ONGs e exibindo documentários sociais um pouco por todo o mundo. A paixão por revelar a imagem interior e a as desigualdades sociais alimentam o seu trabalho documental em uma constante indagação e compaixão pela vida.

Estudou Som e Imagem na Universidade de Artes e Design, ESAD.CR em 2008 e Screen and Media na Sydney Film School em 2010  (especializando-se em cinematografia), e uma variedade de outras especializações, incluindo Fotojornalismo, com o Australian Centre for Photography.

Outra paixão é compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas, sendo professor de cinema na Sydney Film School há nove anos.

Acompanha o seu trabalho em:

Website: www.vqueiroz.com

Instagram: https://www.instagram.com/vdlqueiroz/