27º Concurso Latino-Americano de Fotografia Documental

CONCURSO-27-AFICHE-2021-Kevin-Molano-RGB-portugues

 

 

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar pessoas maiores de 14 anos, de qualquer ocupação ou nacionalidade. Estudantes, amadores ou fotógrafos profissionais.

Aceita-se a participação de grupos ou coletivos, mas é necessário escolher um representante para preencher o formulário e esclarecer sua conformidade com o texto das fotografias.

Podem participar pessoas que foram selecionadas ou vencedores nas versões anteriores.

Não podem participar instituições ou pessoas jurídicas, bem como os membros da instituição convocadora (Escuela Nacional Sindical – Colômbia).

 

O TEMA

O assunto das fotos deve girar em torno de seres humanos (independentemente de idade, sexo ou raça) fazendo algum tipo de trabalho ou comércio. Isso não significa que as obras não possam ser enviadas onde a presença humana está implícita por meio de objetos ou matéria, mas será o júri que decidirá sobre a relevância desses tratamentos.

Em essência, nossa proposta busca focar o olhar dos fotógrafos no fator humano como protagonista fundamental do processo de produção. Nesta edição, convidamos especialmente os fotógrafos a enfatizar as consequências trabalhistas da pandemia na América Latina, incluindo aspectos como teletrabalho, subemprego, informalidade, precariedade, migração e desemprego.

 

 

Existem cinco categorias em nível latino-americano e uma categoria especial para a Colômbia no trabalho rural.

MULHERES TRABALHADORAS

TRABALHADORES

INFÂNCIA TRABALHADORA

ECONOMICS OF CARE

TRABALHO MIGRANTE

TRABALHO RURAL (categoria especial para a Colômbia)

NOTA: Caso as fotografias tenham uma presença mista de homens e mulheres, os mesmos trabalhos podem ser inscritos em categorias diferentes simultaneamente.

NÚMERO DE OBRAS E SÉRIES

Cada concorrente tem o direito de enviar no máximo cinco (5) trabalhos no total, sejam fotos individuais ou séries.

Se você deseja participar de várias categorias, pode distribuir as 5 obras como preferir.

Lembre-se que uma obra pode ser uma fotografia individual ou uma série de no máximo 5 imagens.

Caso várias fotos constituam uma mesma obra, devem ser inseridas em conjunto no formulário, levando em consideração a ordem das imagens, tanto no nome do arquivo quanto na descrição da obra. O trabalho tem um único título e deve incluir a palavra SÉRIE.

Cada arquivo deve estar devidamente numerado e conter a palavra SÉRIE.

Uma SÉRIE não pode ter mais de cinco (5) fotos e será considerada como um todo como uma única obra.

INSCRIÇÃO

O registro das obras é gratuito.

Só são permitidas imagens digitais, entendendo por estas, imagens que venham de uma captura com uma câmera digital ou que tenham sido digitalizadas de negativo ou papel. Os concorrentes somente poderão inscrever suas fotografias online, para as quais poderão se inscrever no site https://concurso.ens.org.co/  até o dia 4 de novembro de 2021, data limite para recebimento dos trabalhos.

Ao entrar no site do concurso, o concorrente encontrará diversos campos de informações pessoais que deverão ser preenchidos como parte do nome e sobrenome de inscrição, pseudónimo, e-mail, sexo, idade, documento de identidade, telefone, país, cidade, profissão ou comércio, categoria e título da obra. Todos os campos devem ser preenchidos, sem omissões, para viabilizar o cadastro.

 

 

AS IMAGENS

As imagens podem ter sido publicadas. Podem ter processamento digital ou algum tipo de edição, desde que a obra mantenha seu caráter documental. Eles não devem ter marcas d’água. Não há restrições quanto à data em que as fotografias foram tiradas (é uma informação que pode ser incluída no texto).

A organização da série e a escolha da categoria dependem do autor, embora o Júri de Seleção tenha competência para fazer ajustes.

O fotógrafo deve identificar cada obra com um título, devendo também nomear os arquivos com o nome da obra e uma numeração se pertencerem a uma série. Cada trabalho deve ser acompanhado de uma resenha ou texto escrito, com extensão que não ultrapasse um parágrafo de 100 palavras ou 550 caracteres, a descrição que acompanha o trabalho deve ser breve e concisa. Deve incluir informações de local e data.

O texto pode incluir uma narração das circunstâncias em que a fotografia foi tirada ou informações sobre o comércio. Você pode incluir dados específicos, como nomes dos personagens, características do trabalho, remuneração, duração do dia, etc.

O texto deve ser inserido no campo correspondente do site.

Somente arquivos em formato JPG serão aceitos. Cada imagem deve ter no máximo 800 pixels em seu lado mais largo e não deve exceder 1000 kilobytes (KB). Caso os trabalhos sejam selecionados para a exposição, a organização do evento entrará em contato com o concorrente para fazer a submissão final em resolução adequada para impressão. Recomenda-se que todos os competidores partam do início dos arquivos de alta resolução (sejam fotos tiradas com câmera digital ou negativos digitalizados), a partir dos quais tanto as imagens para envio pela Internet, quanto os arquivos de qualidade superior, se selecionados .

SELEÇÃO

A ENS constituirá um Júri de Seleção que se encarregará de escolher as fotografias que irão compor o material selecionado em cada categoria. A ENS e especialistas do meio fotográfico e académico participam deste Júri.

PRÉMIO

As fotografias selecionadas serão submetidas à apreciação de um Júri Internacional de Premiação, formado por três personalidades prestigiadas do meio fotográfico (académico, trabalhista ou sindical). O Júri escolherá um Prémio Único em cada uma das modalidades. Nenhuma das categorias do concurso pode ser declarada nula. A premiação será realizada em 9 de dezembro de 2021.

DIREITOS AUTORAIS

A Escola Sindical Nacional (ENS-Colômbia) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é melhorar a A Escola Sindical Nacional (ENS-Colômbia) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é melhorar as condições laborais, sociais e sindicais da trabalhadores na Colômbia e na América Latina. O objetivo deste concurso não é comercial e a inscrição para participar é gratuita. Os autores das obras finalistas e integrantes da exposição definitiva comprometem-se a ceder à ENS – de forma não exclusiva – o direito de utilização das imagens. O direito de utilização que a ENS assume sobre as fotografias finalistas não aliena a propriedade patrimonial e intelectual dos autores e o seu campo de atuação é limitado para fins educacionais e sociais.