Notícias

António Bernardino Coelho ganha Concursos Internacionais

António Bernardino Coelho, autor olhares, foi galardoado com o titulo de Prémio Novo Talento do Ano 2022 / Publicidade (não profissional) no concurso Moscow International Foto Awards (MIFA) 2022.

O mundo hoje!

Esta é uma série de fotos redefinidas, em natureza morta com pequenos ajustes do arquivo RAW. Começou com uma análise do plástico, associei novas formas de “mitigar” este problema (talvez criando outros) e estendi-o a mais problemas também, consumo generalizado de recursos naturais, alterações climáticas, mas também extinção de espécies, novas energias fontes e seus impactos. 

A atual guerra na Ucrânia, e outros conflitos mundiais, do leste à África, à ideia de recorrer às armas nucleares. O mundo hoje está diferente e com uma perspectiva muito mais diferente!! 

saber mais



No Le Prix de la Photographie de Paris (PIX3) o autor olhares desde 2014 recebeu três prémios: Ouro (primeiro lugar), Prata e Bronze. O projeto “Cities – one vision” recebeu o prémio Ouro no Especial/Outros “Especial”, 1º Lugar no Especial e o projeto “The world today!” recebeu o prémio Prata em Publicidade/Autopromoção.


Cities – one vision

Cada cidade tem sua particularidade. Este conjunto de imagens aponta exatamente para isso. Desde o uso massivo de ferro e outros metais, as cidades cresceram, luminosas e coloridas, em altura e em lugares magníficos que desafiam a natureza. Claro, para tudo isso havia a mão de arquitetos, engenheiros e construtores. Esta série com as imagens a seguir apresenta tudo, incluindo uma homenagem às torres gêmeas.
Claro, há uma ligação direta com o dinheiro, com o capitalismo também presente na série.

saber mais



Quem é António Bernardino Coelho?

O meu nome é António Bernardino Martins Coelho, sou de uma pequena aldeia do norte de Portugal, onde vivo. Tenho 39 anos, casado e pai de duas meninas. Eu trabalho como engenheiro elétrico. O gosto pela pintura foi evidente em mim desde cedo, mas foi só em 2010, depois de uma viagem a Cuba, que me interessei pela fotografia, tendo captado muitas imagens.
No entanto, tendo uma pequena máquina fotográfica digital, comecei a adquirir equipamentos analógicos e a desenvolver a actividade de aprendizagem da fotografia de forma autodidacta, utilizando máquinas muito antigas e de médio formato. Minha câmera favorita é a Zeiss Ikon Nettar.

Prémios 

Foi somente em 2015 que comprei minha primeira DSLR e desde então desenvolvi habilidades em fotografia digital e processamento digital de imagens. Tenho particular interesse em natureza morta, paisagem, conceitual e arquitetura.

Em 2017 conquisto minha primeira vitória em competições internacionais, em natureza morta, no festival Xposure, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Desde então tenho participado em muitas competições nacionais e internacionais, tendo conquistado lugares de pódio em competições de elevado reconhecimento. Em 2018 conquistei o título de Portugal National Award nos Sony Awards, e fui elogiado no mesmo concurso.

O mesmo feito é alcançado em 2020, com o mesmo título, Portugal National Award nos Sony Awards e finalista em natureza morta.

E 2021, uma série das minhas fotografias que abordam o problema do plástico no ambiente e na alimentação, é parte integrante da exposição no festival Xposure, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda em 2021, conquistei o título de ouro nos prêmios WPE, Budapest International Photo Awards e Tokyo International Foto Awards.


Publicação das minhas fotografias em revistas portuguesas e internacionais como a

Practical Photographer Magazine e a Digital Photographer Magazine.
Xposure 2017 – still life vencedor
Monochrome Awards 2017 – 3º lugar em conceitual, menção honrosa, 2018 – menção honrosa em Arquitetura e conceitual;
35awards 2016, 2º lugar em conceitual, em melhor projeto fotográfico;
Monovisions 2017 – Menção honrosa em Conceptual and nature
Monovisions 2018 – Menção honrosa em Conceptual
FAPA AWARDS 2017, 2019, 2021 – Nominee
Gold Award e 2º lugar no MIFA 2021, prata no MIFA 2021.
2º lugar nos VIPA Awards, primeira edição.
Prêmios WPE 2021, prêmio de ouro;
Prêmios Umbra 2019 e 2020, 2º lugar em arquitetura;
Xposure 2021-fotógrafo convidado;




You may also like...