Este ano vamos ter os desafios mensais que vão abordar técnicas de composição, iluminação, entre outras, que ajudem todos os utilizadores a explorar os vários métodos nas suas fotografias. O objetivo é descobrir a fotografia e conhecer um pouco mais sobre este mundo apaixonante.
A primeira técnica que vamos abordar é o Espaço Negativo. Na fotografia existem dois espaços: o espaço positivo, que é o propósito principal, e o espaço negativo, que é a área ao redor do assunto principal.
Como criar uma fotografia com Espaço Negativo? Explicação de Tiago Monteiro
Durante uma edição do Portugal Fashion decidi criar o Espaço Negativo na composição da fotografia durante a passagem de uma modelo.
Inicialmente usei a medição de luz pontual com sub exposição de 2 stops nas altas luzes para transformar toda a envolvente do modelo (passerelle, outros modelos e público) em espaço negativo, reforçando assim a comunicação e fazendo com que ela fosse o único ponto de interesse na fotografia.
A parte difícil da imagem é a execução técnica, pois temos apenas alguns segundos para fazer a fotografia pois a modelo não pára para nos facilitar a tarefa.
Neste caso foi uma questão de antecipação, estava a ver a modelo a desfilar mais lento que o normal e a parar nos focos de iluminação e aproveitei isso, apontei a câmara no modo de medição pontual às altas luzes por baixo do modelo e regulei o exposimetro para -2.
A diferença entre as altas e baixas luzes e a sub exposição tornaram todo o restante ambiente sem informação criando assim o espaço negativo que me permite isolar e vincar a comunicação no modelo.