Algumas das novas Dslr profissionais conseguem realizar fotos em dupla exposição como se fazia (e a ainda se faz) com câmaras analógicas.
Mas ao usarmos um sensor em vez de película fotográfica, as possibilidades são maiores, e alguns fotógrafos já estão a tirar vantagem do processo para criar trabalhos incríveis.
Com a câmara
Sara K Byrne, americana, fotógrafa de casamentos e retratos, descobriu esta técnica de dupla exposição experimentando com a sua Canon 5D mk III. Outras câmaras também possibilitam a realização da técnica de dupla exposição como: Fujifilm X Pro1, Fujifilm X100S, entre outras.
Como a própria Sara diz, não há regras e o segredo é experimentar, tentar, errar e voltar a tentar.
No Photoshop
Nem todos têm câmaras que possam fazer dupla exposições, mas existe outro método para o fazer, com o Photoshop. É possível e também muito fácil!
Para começar, tira duas fotos seguindo as instruções do vídeo acima (ambas com o fundo totalmente branco). Sobrepõe as imagens no Photoshop e muda o Blending Mode da camada superior para Screen e depois aplica: uma Camada de ajuste P&B, Ajuste de Curva, uma camada de Ajuste de Saturação e Tons e pronto! 🙂
Há muitos outros caminhos a seguir usando o Photoshop, experimenta!
E é claro, não vamos esquecer que podemos sempre recorrer à boa e” velha” câmara analógica. ?
Tenta e partilha os resultados em www.olhares.com! 🙂
Fotografias de unsplash.com