Notícias

Deriva Fotográfica do Bem 2013

DERIVAFOTOGRAFICADOBEM

A Deriva Fotográfica do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que tem, nurse como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória, e, como objetivo, promover o encontro com o centro da cidade utilizando o registro imagético como forma de expressão da memória. A atividade nasceu em 2008, for sale em uma disciplina optativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na qual alunos, divididos em grupos, andavam pelas ruas do centro da cidade, conhecendo e reconhecendo seu traçado histórico. O objetivo da Deriva era propiciar uma visita ao centro da cidade de Goiânia e o registro através de fotografias e vídeos da cidade, da arquitetura e das pessoas que habitam, trabalham e passam pelas ruas visitadas.

Em 2010, a disciplina acadêmica deixou de ser oferecida e, dando continuidade ao projeto, um grupo de 10 estudantes, juntamente com o prof. Bráulio Vinícius Ferreira, resolveu unir a fotografia à ação beneficente. Cada pessoa levou gêneros alimentícios e roupas usadas, para serem doados à Missão Pão e Vida, que assiste moradores de ruas e dependentes químicos. Desta forma, nasceu a Deriva Fotográfica do Bem.

Em 2011, a Deriva, ainda que realizada de maneira informal, tendo como premissa de divulgação a internet e as redes sociais, contou com a participação de 140 inscritos. Não foi cobrado nenhum valor de inscrição: a única contrapartida era a doação de dois litros de leite longa-vida. Assim, foram arrecadados 185 litros. Em 2012, o evento, que então começava a ganhar formatação própria, alcançou a surpreendente marca de 203 inscritos e arrecadou 225 litros de leite. Em 2013, a Deriva Fotográfica do Bem surge com o tema “O Centro que eu nunca vi” e será realizada nos dias 16 e 17 de agosto. No dia 16 teremos um bate papo e no dia 17 a Deriva no centro de Goiânia.

You may also like...