A região do Alvão situa-se a Oeste de Vila Pouca de Aguiar, no prolongamento para norte da serra do Marão. A Serra do Alvão apresenta uma altitude máxima de 1330 metros no vértice geodésico de Cravelas. Denominada anteriormente por serra de Eiró, atualmente a serra do Alvão é, também, conhecida por outros nomes, como serra da Ordem ou serra do Sabugueiro, entre outros, consoante as povoações.
Caracteriza-se pelo maciço granítico e acentuada fisionomia planáltica, tendo sido ocupada, pelo homem, desde tempos remotos, destacando-se a abundância de dólmenes. Apresenta paisagens espetaculares e belas zonas de pinheiros. Destacam-se as aldeias típicas nomeadamente a de Lamas de Olo e as quedas de água: Fisgas do Ermelo, ex-líbris do Parque.
O que podes visitar no Alvão?
Fisgas do Ermelo
Numa paisagem de enormes penhascos, encontra-se a “Garganta do rio Olo”, queda de água com 100 metros de altura, integrada no Parque Natural do Alvão. O acesso faz-se pela aldeia de Ermelo. Do Alto do Fojo, avista-se um belo panorama das Fisgas de Ermelo, de onde o rio Olo se despenha.

Barragem do Alvão
A Barragem do Alvão ou da Cimeira situa-se no Parque Natural do Alvão. Este local é um ponto de atracção para actividades associadas à água ou de convívio familiar na época de verão, no Inverno torna-se um observatório mágico de neve, visto que as águas da barragem assemelham-se a um espelho de água.

Ponte Medieval do Cabril
Ponte romana de sólida construção em alvenaria de granito, datada do período Medieval. Apresenta um arco de volta perfeita erigido com um cuidado aparelho isódomo, o qual vence um vão com cerca de dois metros de largura. O tabuleiro eleva-se em cavalete e o arco encontra-se fortemente consolidado nas margens através de dois pegões divergentes.

Percursos Pedestres
Levada de Agunchos
A Levada de Agunchos nasce no rio Louredo e tem cerca de 8 kms de extensão. A água do rio segue por este canal para irrigar os terrenos ou alimentar os moinhos. O percurso permite contemplar a pequena e pacata aldeia de Vilarinho, alguns apiários, a levada e o rio Louredo.

Levada do Louredo
O percurso começa na Portela de Santa Eulália e o seu trilho segue a levada até chegar ao rio Louredo. Até lá vai encontrar moinhos, campos agricolas e o gado bovino a pastar. A travessia do rio é feita pelas pedras do rio, para retomar o caminho de regresso. Esta levada nasce no rio Louredo e tem cerca de 3,5 kms de extensão.
Levada de Piscaredo
O percurso inicia-se na junção entre o Rio Cabrão e o Rio Cabril no lugar das Mestras, na freguesia de Vilar de Ferreiros. Durante o trilho vai encontrar um açude, um antigo moinho e vai caminhar por entre bosques de carvalhos, loureiros e freixos.

Outras Atrações a visitar
Rio Olo
Aldeia de Lamas d´Olo
Aldeia do Barreiro
Estação da Biodiversidade de Lamas de Olo
Núcleo Ecomuseológico do Arnal
Ribeira de fervença
Foz da Rio Cabril
Cai D´Alto
Moinho com queda de água em Galegos da Serra
Caos granítico das Muas/Arnal
Agora que já conheces melhor a região do Alvão Tâmega pega na tua câmara fotográfica e embarca numa avalanche de prémios com o Pena Aventura. Sabe mais em olhares.com/desafios/2022/concurso-alvao-tamega/
