Todos os anos os fotógrafos da Lusa fazem milhares de fotografias que compões agora a Exposição “Anuário Lusa 2021” que está patente até ao dia 6 de março de 2022.
Em 2021, a agência retratou, em texto, foto e vídeo, um país de máscara e em pandemia de covid-19, com milhares de infetados e centenas de mortos, num “para-arranca” de medidas restritivas e confinamentos que só o êxito da vacinação travou. Portugal foi a votos duas vezes, nas presidenciais que reelegeram Marcelo Rebelo de Sousa e nas autárquicas ganhas pelo PS.
No fim do ano, o “chumbo” do Orçamento do Estado, com os votos da direita e da esquerda, ditou mais umas eleições, legislativas, em janeiro. Lá fora, nuns jogos olímpicos sem público, no Japão, os portugueses ganharam ouro, prata e bronze.
O Anuário Lusa 2021 é tudo isso: um retrato desses instantes de 365 dias na vida do país.



Anuário Lusa chega pela primeira vez às livrarias!
De janeiro a dezembro, o Anuário Lusa destaca os acontecimentos que marcaram o calendário, numa edição que chega pela primeira vez às livrarias.
São mais de 160 páginas que recordam os principais acontecimentos em Portugal durante 2021, um ano ainda muito marcado pela pandemia (e que obrigou o país a um “pára-arranca”), mas também pela crise que conduziu às eleições de janeiro de 2022.
Do desporto à justiça e aos muitos “casos” do ano, do êxito da campanha de vacinação às
manifestações, são dezenas as fotos dos repórteres fotográficos da Lusa que se reúnem neste livro.
Local:
Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Centro Português de Fotografia,
Piso 2, Sala ECE (Extensão Cultural e Educativa)
Período de apresentação ao público:
de 17 de fevereiro de 2022 a 6 de março de 2022