Inaugura dia 20 de janeiro no Forte Ponta da Bandeira, Cais da Solaria, a mostra fotográfica “Staring at the sea, staring at the ocean”, de Pedro Noel da Luz Guerreiro (KameraEskura)
A exposição de fotografia a cor, alusiva ao tema do mar e ao encanto, temor e respeito que ele exerce sobre as pessoas tem no mar elemento de encantamento, temor, alienação, encontro com os nossos pensamentos, entre outras emoções suscitadas.
“Staring at the sea, staring at the ocean” é uma série de fotografias que “comecei a fazer há mais de um ano, em várias praias do Algarve e em outros locais de Portugal”, conta o fotógrafo. “Sempre achei interessante e observei várias vezes pessoas à beira-mar, sentadas na areia junto, outras nadando nele e outras apenas junto ao mar sentados num banco olhando para aquela imensidão de água”. Um cenário que levou o fotógrafo a pensar para com ele mesmo “o que eles estarão pensando?”, “O que estarão sentindo?” “O que se passa na mente e no espírito deles quando olham para ele?”
O artista faz a analogia entre o mar e a mente humana, como local onde nos perdemos, mas também onde nos podemos encontrar. “O mar tem algo hipnótico que transmite calma, mas às vezes alguma preocupação e ansiedade e em situações mais extremas o mar torna-se violento com grandes tempestades”.
“Todos nós temos o nosso próprio oceano para navegar e chegarmos a um bom porto”.
Este trabalho foi nomeado na categoria de “People” Profissional na 3ª edição do “Fine Art Photography Awards” (FAPA) 2017”.
Pode agora ser visitado de 20 de janeiro a 22 de abril, de terça a domingo entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, no Forte Ponta da Bandeira em Lagos.