EXPOSIÇÃO DO 7.° CONCURSO DE FOTOGRAFIA ILUSTRE AMARANTINO ABRE AO PÚBLICO NA CASA MUSEU DE MONÇÃO NO PRÓXIMO DIA 28 DE JANEIRO.
A Exposição coletiva resultante do 7.º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2022, que teve como tema, neste ano, a Agustina Bessa-Luis, abre ao público, no próximo dia 28 de janeiro, na Casa Museu de Monção.A exposição estará patente ao público até ao dia 11 de março de 2023.A Exposição é composta pelas 18 obras premiadas.
Fotógrafos que integram a exposição (premiados):
1.° Prémio: António José Santos Cunha – Chaves
2.° Prémio: Fernando José Clemente Fortes – Almada
3.° Prémio: José Pedro Fonseca Martins – Vila do Conde
Menção Honrosa: Abílio Jorge de Sousa Mendes – Amarante
Menção Honrosa: António Alves Tedim – Moreira da Maia
Menção Honrosa: Paulo Alexandre da Costa Fernandes – Viana do Castelo
Quem é EDUARDO TEIXEIRA PINTO ?
EDUARDO DA COSTA TEIXEIRA PINTO nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.
Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto, o Grupo Câmara (Coimbra) e a Associação Fotográfica do Sul (Évora).
Herdou do seu pai — também fotógrafo — o prazer de fotografar.
A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.