Vamos falar um pouco sobre o uso de filtros na fotografia, em particular, o uso de filtros ND (Densidade Neutra).
Existem vários tipos de filtros que se podem usar de forma a conseguir obter melhores resultados na nossa fotografia final. Filtros UV, filtros ND, Polarizadores, filtros de cor, gradientes, etc. A compra de um filtro depende do diâmetro da objectiva. Cada um dos filtros tem a sua função, os filtros UV servem de proteção das objectivas, os filtros polarizadores servem para eliminar reflexos, etc.
[shareaholic app=”share_buttons” id=”7248404″]
E para que serve um filtro ND?
Na realidade, a resposta é muito simples, serve para baixar a intensidade de luz, ou seja, simular que há menos luz num determinado cenário. E isso é importante, que utilidade tem? Vamos imaginar que estamos numa situação em que ainda há luz e queremos trabalhar com tempos de exposição mais longos, por exemplo numa praia, para tornar a água numa manta calma, dando um efeito mais sublime à nossa imagem. Tecnicamente, tentaremos fechar o diafragma e baixar a sensibilidade, para trabalharmos com tempos de exposição mais longos, mas como ainda há luz, não iremos conseguir trabalhar com muito tempo.
Existem também filtros ND gradientes, ou seja, apresentam partes de absorção de luz diferentes, são interessantes para fotografias de paisagens, onde exista um contraste de iluminação entre por exemplo, céu e mar.
Um filtro ND simula que baixa pontos de luz, na realidade um filtro ND 2 baixa 1 stop, filtro ND 4 baixa 2 stops e um filtro ND 8 baixa 3 stops de luz.
Vamos imaginar a tal situação da praia, em que conseguimos sem filtro, uma exposição de 3 segundos. Colocando um filtro ND 2, a exposição passa a ser de 6 segundos, ND 4 de 12 segundos, ND 8 de 24 segundos, ou seja, no mesmo cenário e mesma luz, passamos de uma exposição de 3 para 24 segundos, isso pode ser fundamental no efeito de longa exposição que queremos dar à nossa fotografia.