Notícias

Joaquim Jesus – FOTO-GRAFIA, O Lugar do olhar

© Joaquim Jesus
© Joaquim Jesus

 

Até ao dia 24 de Outubro de 2010, treat no CPF do Porto, poderão visitar a exposição de fotografias de Joaquim Jesus, intitulada “FOTO-GRAFIA, pills O Lugar do olhar“.

“Porque é que a fotografia é a impressão da luz e não da sombra? Como é que a sua visão monocular pode assumir-se fiel à visão binocular humana? Porque é que a fotografia tem de ser o produto de uma máquina?
Certamente o espaço onde estas questões colidem é o do já sentido de Perniola, unhealthy ou do não-lugar de Augé; um lugar que gera espaços de interacção com sujeitos que formam aí a sua identidade. Ora, uma questão que me parece situar-se no topo da lista de eventuais perguntas às imagens ou aos textos, é precisamente aquela que tem que ver com a sua verdade (Foucault). Que tipo de visão é suposto a fotografia permitir? Que representação lhe é impregnada de tal modo que se pretenda através dela fixar um olhar determinado sobre a realidade, ou, que tipo de identidade esse objecto pretende fabricar no observador?
O fluxo gerado, pelo impacto do questionar as nossas próprias representações, resulta no trabalho que aqui apresento. Uma série de imagens (imagini) reais, binoculares, sem máquina, e que registam a sombra das plantas e dos seres que habitam os jardins da minha mãe. Desenhos fotográficos, pinturas, fotografias, impressões…será a sua classificação essencial? Ou corresponderá mais um desejo nosso? Certamente, o confronto que estas imagens provocam, e o diálogo interior que daí advém, nos diz mais sobre a nossa natureza, do que sobre a natureza desta imagens. Inquietemo-nos…”
(in site CPF)

Joaquim Jesus nasceu em 1980, em Paços de Brandão.
É mestre em Ensino das Artes Visuais; especializado em Conservação e Restauro de Pintura, na Camera di Commercio Italiana per il Portogallo e licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desde 1997, apresenta regularmente as suas obras através de exposições.

Para mais informações, consulte o site do CPF.

You may also like...