O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril e tem como objetivo reconhecer a importância dos Livros e incentivar as pessoas a terem hábitos de leitura.
Este ano o dia do livro celebra-se em casa e no meio de uma pandemia mundial. E porque um grande fotógrafo também surge por uma boa leitura deixamos algumas sugestões de leitura para por em dia durante o isolamento social.
.
.
The Suffering of Light de Alex Webb
.
Magnum Contact Sheets
.
Genesis de Sebastião Salgado
.
Sebastião Salgado, prestigiado fotógrafo brasileiro, reuniu algumas de suas mais preciosas dicas num livro que tem inspirado muitos outros amantes da fotografia. O livro “Gênesis” é uma obra de arte fotográfica que mostra imagens incríveis das viagens pelo mundo, mostrando a beleza de uma paisagem e a realidade das tribos isoladas da África. “Genesis” é um retrato do nosso mundo.
.
.
A Câmara Clara de Roland Barthes
.
Obra de Roland Barthes, “A Câmara Clara” é uma reflexão sobre a imagem fotográfica, mas é, também, uma meditação sobre a vida e a morte. O autor procura mostrar que sem a intervenção do observador a fotografia ficaria limitada ao registo documental.
.
.
Podem também ainda ler os seguintes livros:
- Heaven to Hell de David LaChapelle
- África de Sebastião Salgado
- New York de Elliott Erwitt
- The Best of Helmut Newton de Andreas Gursky e Helmut Newton
- Looking East – Portraits de Steve McCurry
-
Ensaios sobre Fotografia de Susan Sontag
-
At work de Annie Leibovitz
-
Tête à Tête de Henri Cartier-Bresson