Notícias

Manuel Costa, Vencedor do Top Autores 2022

Sou Manuel A. M. Costa, tenho 73 anos, sou natural de S. João da Madeira e vivo em Ovar há cerca de 40 anos.

O gosto pela Fotografia remonta aos tempos longínquos da minha vida militar em 1970-72, particularmente durante a comissão de serviço na Guiné Bissau. Aí mesmo adquiri a minha primeira câmara reflex analógica (Asahi Pentax Spotmatic) e dediquei todo o meu tempo livre a captar a essência da vida nativa da região. Foi durante esse período que aprendi os rudimentos técnicos e estéticos da arte de fotografar bem como a prática de revelação a preto e branco.

O posterior regresso e forte aposta na vida profissional, coincide com um longo período de ausência de criação fotográfica lúdica, tendo dedicado todo o gosto pela criatividade e estética na minha própria empresa, tanto no desenvolvimento e estilo do produto de moda como em todo o material de suporte das sucessivas campanhas promocionais (duas por ano). Destaque especial para a produção de toda a perspetiva gráfica, tanto em imagem como em vídeo, para alguns websites que eu próprio desenvolvi e geri.

Com a minha reforma profissional em 2018, renasce o gosto pela Fotografia. Após adquirir equipamento compatível, dediquei-me a palmilhar de novo os caminhos cruzados da criação fotográfica.



Percorrer de novo velhos e conhecidos caminhos e tentar captar a essência das coisas que nos rodeiam, passou a estar no centro da minha busca incessante pela compreensão das doses maciças de beleza que a Natureza nos oferece. Visitei de novo os inolvidáveis recantos da Ria de Aveiro que chega até Ovar, algumas maravilhas da Serra de Arouca, mas acabaria por ser o perfil e o cheiro de uma flor a acender uma paixão desenfreada pelo mundo incrível da Flora.

O Olhares foi o veículo perfeito para explorar o surgimento e a sedimentação desta paixão. Aqui reaprendi e tentei aperfeiçoar o meu gosto pela criação fotográfica.

Tenho ainda a destacar a participação com assinalável sucesso em alguns prestigiados grupos de fotografia do Facebook (“Professional Photographers” e “Fine Art Photography, A Curated Group”).

Como projetos futuros, recebi em concreto o convite da Autarquia Local para uma Exposição Individual a assinalar o Aniversário da Autarquia, além de outros convites em fase de ponderação.

Por último, relevo a ideia para um novo projeto, que consiste na captação em imagem da energia e força das gentes da minha terra, em especial nas vertentes social e profissional.





You may also like...