Dicas de Fotografia

O que é “Espaço Negativo” na fotografia?


Este ano vamos ter os desafios mensais que vão abordar técnicas de composição, iluminação, entre outras, que ajudem todos os utilizadores a explorar os vários métodos nas suas fotografias. O objetivo é descobrir a fotografia e conhecer um pouco mais sobre este mundo apaixonante.

A primeira técnica que vamos abordar é o Espaço Negativo. Na fotografia existem dois espaços: o espaço positivo, que é o propósito principal, e o espaço negativo, que é a área ao redor do assunto principal.

O Espaço Negativo é um método de composição e o seu conceito é simples e que consiste na criação de um “vazio” ou de uma grande área neutra no enquadramento da imagem. De maneira a sobressair ainda mais o motivo de interesse, logo o espaço negativo ocupa mais área que o espaço positivo.

Ambos os espaços são importantes porque transmitem uma mensagem emocional distinta. Enquanto que o espaço positivo transmite poder, força e movimento, o negativo reflete tranquilidade.

Podes participar no Desafio Mensal “Espaço Negativo” até ao dia 27 de fevereiro, explora esta técnica e mostra-nos as tuas melhores fotografias em olhares.com/desafios/2022/desafio-espaco-negativo

Exemplo de Espaço Positivo

Exemplo de Espaço Negativo

You may also like...