(Este artigo é da autoria de Claudia Regina e foi publicado em www.dicasdefotografia.com.br)
O parasol ou lens hood é o acessório que se encaixa na frente das objetivas para melhorar a qualidade da imagem quando a luz utilizada (seja do sol ou artificial) está numa posição que interfira na foto.

O que é e como funciona
O parasol protege a objetiva de fragmentos de luz desnecessários. O sol ou outra fonte de luz, quando dentro ou quase dentro do enquadramento fotográfico, cria efeitos/defeitos chamados flare ou glare. Qualquer fonte de luz pode criar estas “manchas de luz” (sol, lâmpada dentro de casa, etc.) Estas entradas de luz podem ter formatos diversos – podem ser redondas, pentágonos, heptágonos, etc. Veja um exemplo:

Um flare é uma “mancha” mais definida, já o glare é quando a fotografia inteira fica menos contrastada e um pouco deslavada. Mas pouco importa os nomes: o parasol está aí para nos proteger de todos quando for necessário.
E, para completar, o parasol também protege as nossas objetivas fisicamente. Se a sua câmara cair, o parasol estará lá para sofrer antes da objetiva.
Tipos de parasol
Lembra-te de comprar o tipo correto de parasol para a tua objetiva! Normalmente as de ângulo mais aberto (como uma 18-55mm) precisam de um parasol menor e mais aberto também, para que não apareça na foto. Para tele-objetivas (como 75-300mm) é comum a utilização de um parasol mais longo. Podem vir em formato de flor ou cilíndrico, e normalmente as objetivas mais caras já vêm com este acessório.
(fonte)